Foz da Ribeira de Barcarena
A Ribeira de Barcarena nasce a 310 m de altitude, na serra da Carregueira, no concelho de Sintra, a sul da povoação de Almornos (Almargem do Bispo) numa área de características rurais. A jusante de Abelheira a ribeira passa a estar ladeada por edificações, atravessando a cidade de Agualva-Cacém onde toma o nome de Ribeira das Jardas ou ribeira da Água Alva.
Nascente da Ribeira
Este curso demarcava, desde o século XII, os limites administrativos e paroquiais na região, pertencendo Agualva e outros lugares da margem esquerda da ribeira ao termo de Lisboa e à freguesia de Belas, enquanto Cacém, São Marcos e demais lugares da margem direita estavam integrados no termo de Sintra e faziam parte da freguesia de Rio de Mouro.
Num passado mais recente a Vila do Cacém era conhecida pelas suas quintas e pelas suas águas límpidas, que corriam na Ribeira das Jardas e que de acordo com documentos da época terá sido a origem do nome Agualva (do latim Aqua Alba).
Depois de ter estado encanada durante muitos anos, na atualidade a ribeira atravessa novamente despoluída e a céu aberto a cidade de Agualva-Cacém, desenvolvendo-se nas suas margens o Parque Linear da Ribeira das Jardas.
A Foz junto à praia de Caxias
Já no concelho de Oeiras, toma o nome de Ribeira dos Ossos ou Ribeira de Barcarena, desaguando no Tejo junto à praia de Caxias. Para saber mais sobre esta ribeira consulte este blogue
A CACHE.
Neste local existiu até há pouco tempo uma cache dedicada à estação de combóios de Caxias que se encontra perto. Depois de "logarem" peço que a escondam com cuidado e no mesmo local