Skip to content

Talhadas Multi-cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 03/07/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:






Esta cache pretende ser uma pequena homenagem ao meu Pai, que durante a construção do IP5 Viseu/Albergaria (este era o nome do troço inicial) por aqui esteve instalado, e sempre que falava das Talhadas, era com grande simpatia pela pessoas e pela terra que o acolheu. A única coisa que não gostava era do nevoeiro que tanto afectava esta zona .
Hoje 6/3, em passagem para mostrar as "Talhadas" á familia, lembrei-me desta pequena homenagem/cache.

Por esta freguesia de Talhadas, passou em tempos uma via romana, da qual resta um pequeno troço próximo ao lugar da Ereira, e que ligava a cidade de Talábriga (algures entre Águeda e Albergaria) a Viseu e, daqui ao interior da Península. Em 1527 já era designada  por  "Pedras Talhadas",  topónimo que lhe advém dos dois blocos graníticos resultantes de um só, pelo meio dos quais, passa uma estrada. Porém, há já 5 ou 6 mil anos atrás, por aqui viviam grupos de pastores, como o comprovam várias antas, dólmenes ou arcas, todas incompletas, sobressaindo a do Chão Redondo, exemplar raríssimo pelos enigmáticos traços de alguns dos seus esteios.

A grande maioria dos cerca de 2000 habitantes de Talhadas está manifestamente ligada ao sector industrial e aos lanifícios. A freguesia possui um valioso património artístico, em particular, a sua Igreja Matriz, de riquíssima talha dourada, barroca, emoldurando o altar-mor e os altares colaterais, onde exímios artistas, dominando com excepcional mestria as suas ferramentas, lavraram trabalhos valiosos, repletos de graciosíssimos pormenores. Referência ainda, para o Cruzeiro em granito local, também a apresentar um elevado valor artístico.

Portanto, percurso obrigatório para quem visita Talhadas: primeiro a Igreja Matriz (altares e pia baptismal); depois as pedras "Talhadas", que deram o nome à freguesia; os penedos graníticos da Fazenda, do Gralheiro, dos Cucos, todos eles de gigantesca dimensão; as características ruas com habitações antigas, muito típicas; ou, o já referido troço de estrada romana, na Ereira.

Todo este granito se reflecte no artesanato local. Assim, os trabalhos de cantaria em rocha granítica, figuram no artesanato de Talhadas, bem como "Canastreiro" e tecedeira, em Vide e ferreiro na Frágua.


Para fazer esta cache de 2 pontos apenas, efectuar a seguinte análise:
Nas coordenadas publicadas há uma placa. Que data consta nela?

a) Nov. 1968 =
N 40° 39.867 W 008° 19.427

b) Out. 1969 = N 40° 40.174 W 008° 19.986

c) Out. 1970 = N 40° 39.911 W 008° 19.586



A CACHE:
A cache é uma embalagem de plástico. Contem logbook e stashnote.
Deixem como encontraram, tapada "naturalmente" e com uma pequena pedra á frente.

Sempre que possivel façam C.I.T.O. ("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache recolhe lixo") e divirtam-se.

Espero que gostem.

Mais uma cache by:

ENJOY!





free counters

Additional Hints (No hints available.)