Este é um daqueles locais dos quais pouco ou nada se sabe. Contactei o museu de Vila Franca de Xira e passarei lá para trazer mais informação.
Fiz umas buscas online e o que encontrei é o que está descrito.
'Pequeno templo rural de nave única, foi construída no Sec. XVII, no lugar da Adarce, tendo sido restaurada em 1988. A peça mais valiosa do seu espólio é uma imagem gótica de Nossa Senhora da Piedade e também tem um conjunto interessante de azulejos do Sec. XVII. Possui galilé recuperada, em cujo chão são visíveis lápides sepulcrais epigrafadas'
Quando fui esconder o container uma senhora de idade observava-me descontraída. Aproveitei para lhe dar a conhecer o Geocaching, leu a stashnote e achou muito bem que se dê vida ao local. Se a virem por lá cumprimentem-na, chama-se Ana e é extremamente simpática.
Através dela soube que a ermida já vem do 'tempo dos mouros' e que foi ali que nasceu Alverca. Há décadas servia de arrumação e foi o Padre Fernando que decidiu recuperar a ermida, tendo levado duas remodelações nas últimas décadas. No 'quintal' da ermida existem pedras trabalhadas, muito antigas e também algum lixo (garrafas de cerveja, um filtro de óleo, etc).
O sino fascinou-me.
|