A Capela da Nossa Senhora dos Covões localiza-se no lugar de Covões, freguesia de Alvaiázere. O acesso à Capela pode ser feito de duas formas, por estrada ou por uma longa escadaria.
Associada à construção desta Capela neste local, estão duas lendas que, tanto quanto se sabe, constam de 1400 DC.
A Capela da Nossa Senhora dos Covões destaca-se pelo seu maravilhoso altar-mor de traça muito antiga.
Junto a esta capela existe uma gruta que se diz ter sido em tempos muito remotos uma habitação primitiva onde se deu o milagre que a lenda narra.
Segundo a tradição, que vai de geração em geração, apareceu naquela lapa, uma imagem da Nossa Senhora, a que atribuíram o nome de Senhora da Memória. Esta encontra-se precisamente no local onde dizem ter aparecido.
Junto aos seus pés vê-se uma corrente de ferro (grilhão) que ali foi colocado por um cativo cristão que se encontrava em poder dos mouros. Eis que a certo dia, estando a dormir, foi despertado do sono e achou-se naquela gruta livre do inimigo. Assim, como sinal de gratidão, e vendo na sua frente a Senhora que o livrara e fizera o milagre de o soltar daquele grilhão onde estava preso, dispôs aos pés da Virgem essa corrente e ali ficou através dos tempos até aos dias de hoje.
Também se conta a seguinte lenda: Certa pastorinha que andava pela Serra de Alvaiázere a guardar o seu rebanho, encontrou naquela gruta uma imagem da Nossa Senhora. Como a achou tão linda levou-a para casa para brincar com ela. Porém, repetidas vezes, a imagem lhe desaparecera, indo sempre encontrá-la no mesmo local da gruta. Este facto espalhou-se de tal forma pela freguesia que ficou conhecido como o milagre ou aparição da Nossa Senhora dos Covões .
Lendas à parte, neste local, foi assim construído este monumento inserido no meio da natureza quase no sopé da Serra de Alvaiázere. Todos os anos, no primeiro Domingo de Maio, se comemora neste local a Festa da Nossa Senhora dos Covões.
Era tradição as famílias da Freguesia e alguns visitantes trazerem seu o farnel e neste dia almoçarem, fazendo Pic-nic, com os seus familiares e amigos num ambiente de alegria, amizade e confraternização. Este costume foi-se perdendo com o tempo...Mas não se perdeu a beleza e espanto deste local que ainda assim trás muitos visitantes a esta bela Vila.
|