Skip to content

"GeoAdventure Aveiro: Murtosa" Traditional Cache

Hidden : 04/29/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Situado na Costa Atlântica da Região Centro de Portugal, integrado no Distrito de Aveiro e na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o Município da Murtosa é constituído por 4 Freguesias – Bunheiro, Monte, Murtosa e Torreira – que se estendem por uma área de cerca de 74 Km2.

De acordo com os Censos 2011 a população actual é de 10575 indivíduos, tendo a Murtosa sido o Concelho que mais cresceu no Distrito de Aveiro, em comparação com os resultados de 2001.

Durante muitos anos a população Murtoseira emigrou. Deslocaram-se sobretudo para os Estados Unidos da América do Norte, Brasil e Venezuela. Também se deslocaram dentro do nosso território, nomeadamente para Cascais, Sesimbra, Setúbal, Alcácer do Sal e Olhão e, ainda, pelas praias do Tejo, onde se ocupavam da apanha do Sável.

No comércio, a busca de melhores condições de trabalho levou a população a fixar-se no Porto e em Lisboa, onde ainda hoje podemos encontrar inúmeras famílias murtoseiras, como, por exemplo, em Santos-o-Velho.

Este aspecto do êxodo populacional pode ser contemplado através da arquitectura murtoseira. As casas que sucederam à tradicional "casa alpendre", de fachada geralmente virada a sul, caiada, com horta, jardim, poço, alpendre murado com duas colunas e telha mourisca, mostram claramente a grande influência migratória, sobretudo para o estrangeiro.

Em pleno coração da Ria de Aveiro, junto ao Mar, o Território Murtoseiro é dotado de um património natural único, de elevada beleza paisagística e de grande riqueza ambiental. A morfologia plana convida o visitante a longos e tranquilos passeios, a pé ou de bicicleta, à descoberta da fauna e da flora, pelas margens ribeirinhas ou pelo meio dos campos férteis.

Da ancestral relação dos Murtoseiros com a Terra e a Água, persistem aquelas que foram, e continuam a ser, a par do Turismo e da Indústria, as principais actividades económicas do Município: a Agricultura e a Pesca. O expoente máximo desta relação anfíbia é o ex-libris da Ria de Aveiro, o Moliceiro, provavelmente a mais bela embarcação do Mundo. Das águas da Ria, o Moliceiro – nome do barco e do homem que o manobrava - retirava o moliço, que servia, depois, para fertilizar a terra.

Conheça o artesanato – a cestaria, as miniaturas de embarcações ou as cangas – e a gastronomia, onde a Enguia, em caldeirada ou em molho de escabeche, é rainha, a par dos Rojões à Lavrador, da Lampreia, do Sável, do pão de ló do Barquinho e dos pastéis Monte Branco, Âncora e de nata.

GeoAdventure Aveiro: Murtosa

A CACHE

Esta é uma cache múltipla dedicada a todo o Distrito de Aveiro. Para a completar terá que percorrer todas os 19 Concelhos de Aveiro, procurando as 19 caches deste projecto que existem em todas elas.

Ao encontrar cada uma das caches deste projecto terá uma informação adicional incluída na própria cache. Juntando todas as informações irá obter as coordenadas finais para a cache GeoAdventure Aveiro: Cache Final.

São estas os concelhos onde deverá procurar as caches para conseguir chegar à final:

free counters

Additional Hints (No hints available.)