Albufeira do Caia Traditional Geocache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
A Barragem do Caia tem a maior albufeira do distrito de Portalegre, estendendo-se pelos concelhos de Arronches, Campo Maior e Elvas.
É uma barragem mista, sendo de betão na parte mais profunda do vale e de aterro na margem esquerda do rio.
Esta albufeira é uma das maiores do Alentejo, com perto de 2 mil hectares de área inundada. Tem muitas ilhas e as margens pouco declivosas apresentam pouca vegetação.
DESCRIÇÃO DO SÍTIO:
O sítio inclui a albufeira do Caia, um pequeno troço do rio Caia a jusante da barragem e a área envolvente limitada pelas estradas pavimentadas mais próximas. A albufeira do Caia é uma das maiores do Alentejo, com 1.970 ha de área inundada no nível de pleno armazenamento. As margens são pouco declivosas e geralmente apresentam pouca vegetação ripícola. Existem inúmeras ilhas, de dimensão variável e em diversos níveis de armazenamento. Enquadra-se numa paisagem onde predominam o montado de azinho, os campos cerealíferos e as pastagens, existindo também alguns olivais, culturas de regadio, pequenas áreas de mato e vegetação ripícola. Os afloramentos rochosos, principalmente de granito, são característicos de grande parte da zona.
HABITATS: florestas e matas (floresta com espécies de folha persistente); zonas húmidas (águas doces paradas); zonas artificiais (terra arada).
Uso do solo: agricultura; silvicultura; turismo/recreio; gestão de recursos hídricos.
IMPORTÂNCIA ORNITOLÓGICA:
A albufeira do Caia é uma das mais importantes a nível nacional para as aves aquáticas e, associada à zona envolvente, acolhe também populações significativas de algumas espécies estepárias.
Destaca-se a nidificação de Perdiz-do-mar Glareola pratincola, Chilreta Sterna albifrons, Pernilongo Himantopu himantopus (60 a 70 casais em 2001), Pato-de-bico-vermelho Netta rufina (20 a 25 adultos em 1999) e, ocasionalmente, Gaivina-de-bico-preto Gelochelidon nilotica (mínimo de 12 adultos em 1999). No caso da Chilreta é o único local do interior onde se conhece a nidificação da espécie.
Salienta-se também a nidificação de garças, com cinco espécies registadas. No Inverno registam-se concentrações importantes de anatídeos, Galeirões Fulica atra, Mergulhões-de-crista Podiceps cristatus
e gaivotas; neste período e durante as migrações é frequente a ocorrência da Águia-pesqueira Pandion haliaetus. Possui também importância para a passagem de ciconiformes e limícolas, sendo
frequente a presença do Colhereiro Platalea leucorodia e da Cegonha-preta Ciconia nigra. De forma associada à zona envolvente existem populações significativas de Alcaravão Burhinus oedicnemus,
Águia-caçadeira Circus pygargus, Sisão Tetrax tetrax e, em menor medida, Abetarda Otis tarda. O Grou Grus grus ocorre principalmente na zona envolvente, mas ocasionalmente também pernoita na albufeira.
Additional Hints
(Decrypt)
Qronvkb qnf qr frzcer ;)