Skip to content

Freguesia de Alcobertas Traditional Cache

Hidden : 03/31/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

é um terreno plano, tem uns pequenos bancos onde as pessoas podem descansar, este local refere um mapa da fregeusia das alcobertas

A Freguesia de Alcobertas situa-se a norte do Concelho de Rio Maior, a cerca de 12 quilómetros da sede, estendendo-se por uma área total de 32 km2. A paisagem e o ambiente têm características serranas, de transição para a Estremadura.

Esta é uma freguesia riquíssima do ponto de vista arquelógico, tendo aparecido imensos vestigíos por todo o seu território. O topónimo "Alcobertas" tem origem árabe, derivando possivelmente de "alcoble" ou "al-coble", que significa "pequena torre ou torrinha". É possível que em tempos a construção mais elevada da região fosse o dólmen.

A 4 de Julho de 1536, por carta de D. Afonso, Cardeal de S. Brás, arcebispo de Lisboa, Alcobertas foi instituída como freguesia pertencente à Igreja Matriz de Alcanede. Até 24 de Outubro de 1855, a freguesia pertenceu ao concelho de Alcanede, passando depois a integrar o de Rio Maior.

Nas últimas duas décadas do século XX, a evolução demográfica da freguesia foi pautada por uma certa estabilidade. No Censo de 1981, a população residente era composta por 2100 indivíduos, baixando muito pouco, no Censo de 1991, para os 2091 habitantes. O Censo de 2001 registou 2042 habitantes.

Em termos económicos, a freguesia caracterizou-se, até à decada de 70, por uma economia de subsistência, baseada na agricultura e pastorícia, onde os baldios comunitários da Serra dos Candeeiros e a nascente da Ribeira de Alcobertas desempenhavam um papel proponderante. Actualmente, a agricultura tem ainda uma função importante, destacando-se o cultivo para autoconsumo de produtos hortículas, cereais, feijão, batata e a produção vinícola e a olivicultura.

A partir dos anos 70, a suinicultura ganhou também um estatuto económico assinalável, levando mesmo Alcobertas a ser conhecida como uma terra muito importante na produção de carne de porco. E paralelamente surgiu a avicultura, Com o tempo, o sector secundário foi-se impondo como um dos principais pilares de economia local, devido essencialmente à extracção e transformação de pedra, sem esquecer o papel importante da construção civil e indústria do calçado ao empregar muitos jovens. Nos últimos anos, registaram-se ainda alguns investimentos industriais, principalmente no sector das serrações de pedra.

Additional Hints (No hints available.)