

Desta vez propomos que visitem o sitio do Picão, situado a quatro quilómetros da Póvoa e a dois do Santuário do Naso. Nos finais do Séc. XIX/início do Séc. XX, na aldeia da Póvoa, concelho de Miranda do Douro, algo de milagroso aconteceu a uma menina de nome Mariana dos Ramos João. Ainda Mariana estava no ventre da mãe já poisava uma luz em cima de uma arca, facto que deixava a mãe preocupada com o que iria ser daquela criança.
Segundo relato de familiares, Nossa Senhora aparecia em casa, em qualquer parte onde a pequena Mariana estivesse. Tinha então poucos meses quando o fenómeno se começou a registar, o que deixava a sua mãe perplexa pois a bebé aparecia sempre limpa e penteada. Havia também uma luz que se acendia, no período de Abril a Maio, fenómeno que se registou durante 16 anos.
Só no ano de 1903, quando já tinha sete anos, Mariana contou o que lhe acontecia a um irmão, afirmando ver Nossa Senhora. Uma situação que nunca foi presenciada por mais ninguém, mas que tornou o lugar num local de culto, especialmente para os espanhóis da zona de Castela e Leão, que ali se deslocavam em grande número. Essa romaria de visitantes contribuiu para a construção da capela, da casa dos peregrinos e do estábulo para os animais. Também a água e a terra do local era procurada porque dizia-se terem poderes curativos.
Várias foram as razões para o desaparecimento do Santuário. No entanto, o Picão acabou em ruínas de onde foram retiradas nos anos 50 pedras para erguer duas capelas, no Santuário Mariano de Nossa Senhora do Naso, e a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que se encontra no interior da vizinha Capela do Naso.
Relação com as aparições de Fátima
Sete anos antes de os três pastorinhos levarem multidões à Cova de Iria, em Fátima, uma jovem transmontana de 14 anos, também ela pastora, afirmava ter visto Nossa Senhora e levou ao Picão romarias de portugueses e espanhóis que procuravam presenciar o que apelidavam de milagre. Em todos os locais em que a jovem disse ter visto Nossa Senhora, foram erguidas pedras com o número da aparição que ainda hoje se podem encontrar na zona.
Mariana João faleceu em 1972 aos 76 anos de idade com o profundo desgosto de ver desmoronar o seu santuário de fé, afirmando que a Senhora que via em Fátima esteve antes aqui na Terra de Miranda. Espero que gostem tanto deste local como nós gostamos. Qualquer carro chega facilmente a poucos metros da cache, mas também podem fazer o agradável percurso a pé desde o fim do alcatrão. Sobretudo no Inverno, quando se forma um rio e a neve enfeita os freixos, o local é bastante bonito. Agradecemos bastante a quem nos revelou a sua existência e queremos partilhá-lo convosco. Sem entrar em grandes considerações sobre a crença de cada um, o sítio é algo especial e sente-se qualquer coisa...
