São João da Madeira é uma cidade da Área Metropolitana do Porto, fazendo parte da sub-região Entre Douro e Vouga e integrando o Distrito de Aveiro.
É sede do mais pequeno município português em área, possuindo apenas 8,11 Km² o que corresponde á área da cidade, com os seus 21713 habitantes, confere-lhe a elevada densidade populacional de 2673,9 hab/Km²
O município é limitado a norte e oeste pelo município de Santa Maria da Feira e a este e sul por Oliveira de Azeméis. São João da Madeira é um dos cinco municípios de Portugal com apenas uma freguesia.
Apesar das suas limitadas dimensões, São João da Madeira é, em termos populacionais, a segunda maior cidade do distrito de Aveiro e a maior cidade da região Entre Douro e Vouga.
Tornou-se município autónomo da vizinha Oliveira de Azeméis em 11 de Outubro de 1926, tendo sido elevado ao estatuto de cidade em 16 de Maio de 1984. O lema de São João da Madeira é "Labor - Cidade do Trabalho". A cidade é conhecida em Portugal pela sua tradição na área industrial, particularmente em relação ao fabrico de chapéus e calçado. É reconhecida no país como a "Capital do Calçado".
Nos últimos anos, São João da Madeira tem sido distinguida como uma dos melhores municípios para se viver em Portugal, em estudos de qualidade de vida. Em 2010, a cidade recebeu, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, o prémio de melhor município para se viver em Portugal, resultado obtido pelo estudo do Instituto de Tecnologia Comportamental.
As origens de São João da Madeira remontam a um período prévio ao da formação da nacionalidade, como comprovam duas cartas de venda, em pergaminho, datadas de 1088, onde é referida a "uilla de Sancto Ioanne que dicent Mateira".
Durante muitos séculos, São João da Madeira passou despercebida no contexto nacional. Em meados do século XIX, contudo, opera-se uma mudança dramática na história local. A pequena aldeia de São João da Madeira acabaria por se tornar num dos maiores focos da Revolução Industrial em Portugal, transformando-se, num intervalo reduzido de anos, num dos maiores pólos industriais do país. A produção de chapéus é a primeira actividade industrial que se fixa. A primeira fábrica implanta-se em 1802. Em 1914 a Empresa Industrial de Chapelaria Lda., começa a laborar, totalmente mecanizada, era então a maior fábrica da Península Ibérica, tornou-se um dos maiores símbolos da cidade e actualmente aloja o Museu da Chapelaria.
Na década de 40 a indústria de chapelaria era um importante ramo da actividade industrial em Portugal, e São João da Madeira era a sua sede, aliada a chapelaria implanta-se também a indústria de produção de pêlos e feltros. Com o declínio da chapelaria em virtude do desuso deste utensílio têxtil por parte da população, foi crescendo a indústria do calçado, acabando por se tornar a principal actividade económica da cidade tornando-a conhecida como a "Capital do Calçado". Uma das industrias que também prosperou na cidade foi a da fundição com a famosa "Oliva" com as suas maquinas de costura e banheiras, actualmente as instalações vão ser transformadas na Casa das Artes e da Creatividade e no futuro Núcleo Museológico da Metalurgia.
Actualmente a cidade para além da indústria do calçado e seus componente é ainda a maior produtora nacional de chapéus e encontra-se também a única fábrica de lápis da Península Ibérica. Industrialmente pode-se também encontrar, indústrias de componentes para automóveis, indústrias têxtil, colchões, colas e micro empresas de alta tecnologia.
São João da Madeira embora sendo um concelho industrial, possui vários parques donde se destaca, o Parque Urbano do Rio Ul com cerca de 300 mil metros quadrados, que o torna um dos maiores parques urbanos do país. O Parque Nossa Senhora dos Milagres, é o parque mais antigo da cidade, inaugurado em 1936; desenvolve-se numa colina da cidade, em volta da capela de Nossa Senhora dos Milagres. O Parque Ferreira de Castro, na zona Norte da cidade. O Jardim Municipal, em frente ao edifício da Câmara Municipal, e a Praça Barbezieux, que conta com um dos mais modernos parques radicais do país.