Barragem de Póvoa e Meadas
A Barragem de Póvoa e Meadas é a segunda maior albufeira do distrito de Portalegre e, situa-se próximo da aldeia de Póvoa e Meadas, a 11km de Castelo de Vide. É uma zona com grande variedade de fauna e flora e com uma envolvente de grande beleza.
Esta Barragem foi a primeira e maior Hidroeléctrica de Portugal, tendo sido construída em 1925 com a finalidade de produzir energia eléctrica para algumas povoações e indústrias da região, permitindo assim que Póvoa e Meadas fosse uma das primeiras freguesias rurais do país a ter iluminação eléctrica.
Tendo como principal construtor o Engenheiro Povense José Custódio Nunes, esta obra hidráulica tem um paredão de 360m de comprimento e 28,5m de altura máxima, inundando 236ha e estendendo-se por 6km, o que permite o represamento de 24 milhões de metros cúbicos.
O principal curso de água da albufeira é a água da ribeira de Nisa, que origina grandes torrentes de água nos meses de Inverno, engrossando o caudal da Ribeira de Nisa, podendo ser utilizada na produção de energia eléctrica.
Actualmente a albufeira é também utilizada para consumo humano, abastecendo vários concelhos do Alto Alentejo.
A Cache
A cache encontra-se próximo de uma das zonas de lazer da Barragem.
Esperamos que gostem desta cache e, que esta vos dê a conhecer a Barragem de Póvoa e Meadas, como também toda a sua zona envolvente.
Mais Informações
EDP - Informação Técnica
EDP - Fotos & Videos