Esta pequena Cache pretende levar o visitante a conhecer um local muito importante da nossa história, assim como poder usufruír de um belo passeio nas cercanias deste Mosteiro.
Apesar de certas dúvidas crê-se que o Mosteiro existia já em princípios do Séc. XII.
A Igreja do Convento foi reconstruída em 1690, ficando com duas torres soberbas e muito elegantes.
O Mosteiro foi vendido pelo Estado, depois da extinção das Ordens Religiosas, em 1834.
|
Arte
A Igreja do Mosteiro é toda de estilo Barroco. Com realce para:
Na fachada dos lados direito e esquerdo estão colocadas as estátuas em tamanho natural do fundador da Ordem de S. Bento – São Bento de Núrcia, e de Santa Escolástica.
Ala exterior em forma de varandim, tendo ao fundo, em nicho, a imagem de S. Miguel, e onde se celebrava missa campal no dia do padroeiro, S. Miguel, dia 29 de Setembro, em que o povo enchia toda a Alameda do Convento, hoje Praça da República.
Figuras demoníacas, máscaras e também conhecidas por carrancas colocadas dos dois lados interiores logo a seguir à entrada da Igreja.
Órgão duplo nas duas laterais, sendo um mudo.
Dois púlpitos em castanho, pintados, em imitação de mármores e parcialmente dourados (data: 1777/1780). Pintados e dourados em 1786/1789. Gradeamento em pau ébano.
Capela do Santíssimo Sacramento em castanho pintado e dourado (data: 1780/1789) – com dois anjos tocheiros de madeira estofada, e o Santo Cristo da Capela do SS. Sacramento em castanho estofado (data: 1783/1786?).
Altar-Mor com credencia. Do esplendor da talha são de salientar alguns efeitos especiais, como a orla de “chamas” do pináculo da obra, as fitas de folhas cingindo as molduras convexas e o formoso festão de margaridas e rosas no remate da portada. A Capela do Altar-Mor é em castanho dourado (1764/1767). Dourada em 1780/1783. A Capela e o Altar-Mor foram concebidos por Frei José de Santo António.
A Sacristia seiscentista possui, além de outros elementos de interesse, um arco inclinado, único nos monumentos do país, quatro espelhos em castanho (1767/1770) e dois contadores da mesma data. Os espelhos foram baseados num modelo inglês.
Claustros com elegantes colunas de pedra e ao centro com uma taça também de granito.
Zimbório em circunferência e rodeado por uma varanda interior e exterior e tendo ainda as esbeltas estátuas dos doze apóstolos, em tamanho natural e no remate, a do arcanjo São Miguel, rodeada por outra varanda.
As cadeiras do Coro são em castanho (1767/1770) do qual o Coro consta o cadeiral, as sanefas e portas das portadas e três sanefas dos janelões. O grande cadeiral foi composto em dois andares com 45 assentos em forma de U com cadeira do D. Abade no centro, segundo a tradição beneditina.
A igreja possui ainda uma mísula com a imagem de S. Miguel Arcanjo (data: 1767/1770).
Não deixem de visitar o Mosteiro, o jardim dos arcebispos e o parque do Mosteiro.
Poderão estacionar em: N41º 30.774 W007º 59.620
DESCRIÇÃO DA CACHE
Uma pequena embalagem...
P.F. RECOLOQUEM A CACHE NO MESMO LOCAL E DA MESMA FORMA COMO A ENCONTRARAM.
É NECESSÁRIO LEVAR ALGO PARA ESCREVER.
FAZER TROCAS PEQUENAS).
Façam o C.I.T.O enquanto se dirigem para o local, se possível.
Tirem fotos da envolvente á cache e ao Mosteiro.
Obrigado pela vossa visita. Divirtam-se.
|