No alto do monte da Serra do Pereiro, a dominar a Tabosa da Cunha e a soberba panorâmica que dali se divisa ao largo e ao longe, firma-se a minúscula capela de Stº Estêvão, abandonada durante muitos anos e recentemente relevantada e adornada, com imagem fabricada por um dos artistas da terra. O arranjo do largo envolvente e caminho de acesso, fruto da vontade férrea dos populares, ocasionou o lançamento da festa que se tornou habitual em 15 de Agosto ou no Domingo imediato.
Lá no alto da serra, uma magnifica paisagem se avista sobre os concelhos de Sernancelhe, Aguiar da Beira e Trancoso.
Entre a colina que se resguarda a Cunha e o monte do Pereiro, espraia-se um lindo e aprazível vale. Lembra, embora em miniatura, o reputado Vale de Vilariça, pela diversidade e mimo das sua produções horto-agrícolas, em extensão relativamente diminuta. O vale de que falamos, é cortado por um pequeno ribeiro, que o fertiliza através da irrigação permanente e inundação eventual. O ribeiro teve outrora moinhos a funcionar e o vale proporciona fortuna de pão, legumes e cereais.
A povoação de Tabosa assenta na base do monte do Pereiro, desenhando-se-lhe por cima a linha turtuosa e sombria do dito monte. Cá em baixo, o povoado recorta-se, grave e austero, entre maciços de verdura emoldurados por caminhos agrícolas e pela estrada municipal que liga para a estrada nacional e para as Quintãs.
Cresceu o aglomerado sobre a égide de Sernancelhe e a sua Comenda da Ordem de Malta e desde o início que foi o alfoz daquela vila e concelho, tendo até 1834 o Comendador detido e padroado da igreja desta freguesia.
*
*
Para chegar ao local: Vindo de Sernancelhe, tem de subir até à Senhora de ao Pé da Cruz, lá quase em cima, à um cruzamento à esquerda, para a casa da floresta. Seguir esse caminho em terra batida cerca de 3 quilómetros. Quando acabar esse caminho vai haver um cruzamento, onde existe uma pedra esculpida mesmo em frente, virar à direita e passado cerca de 500 metros virar è esquerda. Anda mais 500 metros e está no largo da capela de Santo Estêvão. Esté é um caminho em bom estado, mas mesmo assim tenham cuidado se forem com veículo ligeiro.
*
*
- Pela Tabosa da Cunha, mesmo no centro existe uma placa para Stº Estêvão, terá de subir até ao cimo da aldeia, pelo antigo campo de futebol da aldeia (caminho em paralelos), mais à frente à um cruzamento à direita e só subir a serra em caminho de terra batida. Esté é um caminho em bom estado, mas mesmo assim tenham cuidado se forem com veículo ligeiro.
+ A cache foi colocada com um veículo ligeiro, por isso é de acesso a este tipo de viaturas, mas mesmo assim tenham cuidado com o terreno, se tiverem possibilidades de a fazer com veiculos TT, é mais fácil.
|