Skip to content

Estação de Vimieiro - Projecto GeoGare Traditional Geocache

Hidden : 5/17/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


link: http://projectogeogare.org

Esta estação teve como nome original “Estação de Venda do Duque”. Foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1873 e fazia parte do troço da Linha de Évora que ligava esta cidade a Estremoz. A linha fazia o transporte de passageiros e mercadorias.
 
 “A partir de Évora, a linha segue na direcção da Venda Do Duque, pelo vale do Enxarrama, que atravessa, e dirige-se para o Degebe, transposto o qual sobe em curvas e contra-curvas apertadas. Até ao quilómetro 22, a contar de Évora, a directriz projectada acompanha nas margens da ribeira da Fonte Boa quase todas as suas sinuosidades. Sobe depois com rampas de 15 milímetros a portela de Vale do Pereiro e continua, sempre em más condições de declives e curvas, até ao limite dessa secção. (…) O traçado proposto segue, do quilómetro 7 para as ribeiras de Degebe e Figueiras, desce ao vale de Fonte Boa, que acompanha invariavelmente até ao quilómetro 19, onde começa a subir para o quilómetro 25; passa, a alguma distância, entre as povoações do Vale do Pereiro e Azaruja, subindo depois para a venda do Duque, ao quilómetro 32, subida que continua até ao quilómetro 35. Atravessa as pequenas ribeiras de Azenha e Vidigueira, a pouca distância de Vimieiro e Évoramonte até ao quilómetro 40, em que começa a descer para as curvas do rio Ter, até encontrar, ao quilómetro 51, a estrada de Lisboa a Estremoz.”
Fonte: Gazeta dos Caminhos de Ferro número 1719
 

 A linha entre Évora e Estremoz foi encerrada à circulação de passageiros no dia 1 de janeiro de 1990, mas, continuou a fazer o transporte esporádico de mercadorias até 2011, ano em que a REFER (Rede Ferroviária Nacional) decidiu encerrar este troço.
 
 “O troço da Linha de Évora entre Évora e Estremoz incluía um dos trechos mais bonitos de toda a rede ferroviária portuguesa, atravessando uma grande, fabulosa floresta de sobreiros (a tal árvore que foi agora consagrada como Árvore Nacional de Portugal e um dos símbolos do país), num percurso ferroviário único no mundo.”
Fonte: http://anossaterrinha.blogspot.pt/2012/01/o-encerramento-do-troco-evora-estremoz.html

Additional Hints (No hints available.)