Translation |
|
|
- Aldeia minhota, situada perto da foz do rio Minho, num cenário de grande beleza natural, Lanhelas guarda um património de assinalável valor.
A Casa da Torre, uma solar acastelado do século XVI, com três torres coroadas de ameias; a igreja paroquial, belo exemplar de arquitectura popular; o Cruzeiro da Independência; as gravuras rupestres da Lage das Fogaças; e a Casa da Anta, uma casa agrícola do século XVI.
O Cruzeiro da Independência de Lanhelas, de todos os cruzeiros existentes na freguesia, é sem dúvida o mais importante, quer pelo tamanho gigantesco que possui, quer pelo significado que tem para todos os lanhelenses. Aliás, é neste dia, 23 de abril, que se comemora o Dia de Lanhelas.
Trata-se de um monumento comemorativo das guerras da independência.
Justaposto a um moinho de vento, este monumento, símbolo e referência da freguesia de Lanhelas, visa celebrar a famosa data de 23 de abril de 1644, que ficou na história, em que os habitantes de Lanhelas se defenderam, com valentia, da investida espanhola, e que impediram o avanço dos espanhóis para terras lusas.. Uma boa razão para olhar para ele e ficar cheio de orgulho
Ao Cruzeiro da Independência estão associadas, além desta, outras datas significativas, designadamente 1140/1640 e 1940.
Por favor tire e publique aqui as suas fotos .
A Cache - A cache contém o habitual cache note/logsheet e lápis.
P.F. Recoloquem a cache no mesmo local e da mesma forma como a encontraram.