A cidade de Amarante tem 40 freguesias e uma delas é Louredo, nessa Fregueisa tem um local chamado golf.
O golf é um desporto provavelmente britânico de origem escocesa e é inspirado num jogo que consiste em arremessar, com ajuda de um taco, uma pequena bola ao longo de um percurso que termina num buraco, onde a bolinha deve cair.
A palavra golf vem do inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe, significando taco. Considerado um desporto de elite por muitas pessoas, a sua real origem é bastante discutida, sendo que a mais considerada é a sua criação pelos escoceses que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibia a prática do golf por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país.
Alguns historiadores tentam atribuir aos ingleses a criação deste desporto. Outras origens são conhecidas, um antigo jogo romano chamado Paganica (o jogo dos camponeses), era praticado nos séculos XVII, XVIII e início do XIX, com uma bola de pele ou couro cheia de penas e com uma vara curva, lembrando bastante o golf.
Existem historiadores que acreditam que o golf tem origem no jeu de mail, antigo jogo francês do qual se assemelha ao golf principalmente nas regras, mas que é praticado em espaços fechados e às vezes em quadras. Outras possíveis origens do golf são o flamengo chole e o holandês kolven, mas estas hipóteses não são consideradas as mais prováveis, uma vez que o chole, embora jogado em campo aberto, utiliza uma bola para os dois times, o que não é permitido no golf. Segundo documentos antigos, todo golfista que jogar com a bola do adversário receberá penalização.
Sendo assim Amarante, a princesa do Tâmega, a pouco mais de 60 quilómetros do Porto, convida a um viagem única de história, tradição e aventura pelas riquíssimas paisagens naturais. Mas não só! A região também oferece inúmeras actividades ao ar livre como o golf, a caça, a pesca, as caminhadas e os passeios pela serra ou os desportos náuticos no rio Tâmega. Cercada pelas serras da Abobobeira e da Serra do Marão, Amarante é um excelente destino para relaxar e recuperar energias.
A Princesa do Tâmega
Com cerca de 9900 habitantes, a cidade a que um dia chamaram de Princesa do Tâmega, insere-se na região turística da Costa Verde, uma das regiões mais antigas do país e da qual se diz ser a mais verde e a mais católica. Terra de Agustina Bessa Luís e de Eulália Macedo, entre muitos outras personalidades, é também o berço de Amadeo de Souza-Cardoso, uma referência incontornável da arte moderna, que é Amarante
|