Skip to content

This cache has been archived.

AppleTeam: A cache não se encontra no local. Não sendo possível efetuar a manutenção necessária, chega ao fim esta cache.

More
<

Sousel Challenge

A cache by AppleTeam Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/29/2012
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Sousel Challenge Cache:

Esta cache tem como objectivo fazer uma viagem pelas 4 freguesias do concelho de Sousel. Não se assustem, o concelho não é assim tão grande e os locais a visitar são todos eles aprazíveis. A ordem pela qual é feito o percurso das freguesias ficará ao critério de cada um, mas para ficarem já avisados, o ponto final fica mais perto da sede de munícipio, numa perspectiva mais ou menos centrada.

SOUSEL

Ponto 1: Antiga Estação Ferroviária de Sousel
N 38° 57.215 W 007° 40.844



Esta antiga estação ferroviária era servida pelo Ramal de Portalegre. O primeiro troço, entre Estremoz e Sousel, entrou ao serviço em 1925, tendo a ligação entre Sousel e Cabeço de Vide sido aberta em 1937, e desde esta estação até Portalegre em 1949. É com tristeza que se chega agora ao local e se encara tamanho estado de abandono e degradação.
Nestas coordenadas terão de contar quantos postes amarelos sustentam a cobertura que faz sombra à estação. Esse valor será A.

Sousel: Ponto 2
Igreja Matriz de Sousel
N 38° 57.147 W 007° 40.543



A Igreja Matriz, ou Igreja de Nossa Senhora da Graça, como também é conhecida, é o principal templo religioso da vila de Sousel. Situa-se no centro da localidade, junto à Camara Municipal e ao bonito pelourinho. Não deixem escapar uma visita a este último.
Nas coordenadas acima poderão observar a torre sineira, onde se encontra um relógio com uma cidade escrita dentro. Quantas letras tem essa cidade? Esse valor é B.

SANTO AMARO
Ponto 1: Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima
N 38º57.991  W 007º34.936




Junto a um espaço verde recentemente arranjado, quem visite Santo Amaro encontrará numa das principais ruas da aldeia uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Fàtima. Aqui, como em muitos pontos do país, realizam-se algumas procissões ao longo do ano. Em especial destaque existe a Benção do Gado, realizada em Maio, onde se reunem sempre várias centenas de pessoas que trazem até aqui os seus animais para serem benzidos.
  Nas coordenadas acima pede-se que contem as bolas brancas que estão em cima da grade em volta da Imagem da Santa. Esse valor é C.


SANTO AMARO
Ponto 2: Capela de Santo Amaro
N 38º58.096  W 007º34.930



A cerca de 7 km's da sede de concelho, encontra-se a freguesia mais pequena do concelho de Sousel, e também a que fica mais a Este. Com uma população de cerca de 650 habitantes, pertenceu ao extinto Concelho de Veiros até 1855. Nesse ano, foi anexada ao Concelho de Fronteira, o qual integrou até se transferir para o Concelho de Sousel em 1932.
As coordenadas indicadas do ponto 2 desta freguesia são as da capela de Santo Amaro. Perto da entrada encontrará uma placa na qual terá que saber o ano em que foram oferecidos o relógio e o sino da capela. O último algarismo do ano será = D
.


CANO
Ponto 1: Busto de Jaime da Manta Branca
N 38º57.691  W 007º45.714


Jaime Velez, nasceu em Benavila, concelho de Avis, mas foi trabalhar para o Cano muito novo ainda, localidade onde passou o resto da sua vida. Sem saber ler nem escrever, Jaime da "MANTA BRANCA" que levou a vida do campo, era (e ainda é) conhecido pelas suas rimas improvisadas, sempre com humor bastante refinado.
Nas coordenadas dadas, encontrarão uma justa homenagem a este poeta do povo! Com que idade faleceu Jaime Velez? Esse valor será EF.

CANO
Ponto 2: Igreja Matriz de Cano
N 38º57.836  W 007º45.533



A vila de Cano possui vários templos religiosos, mas o principal e mais conhecido é a Igreja Matriz. Esta vila foi sede de concelho de 1512 e 1826, ano em que foi anexada ao concelho de Sousel. É a povoação do concelho mais antiga, e crê-se que o seu nome tem origens romanas, da palavra Cannum, que em latim significa "passagem de àguas abundantes".
Nas coordenadas acima podem encontrar a igreja matriz e o jardim da foto.
Observem bem o chafariz que está "à sombra" e encontrem o ano inscrito a preto. O último algarismo será G.


CASA BRANCA
Ponto 1: Igreja De São Miguel

N 38º56.858  W 007º48.616



A Igreja de São Miguel, ou "Igrejinha" como é carinhosamente apelidada pela população local, apresenta-se nesta imagem retratada por um desenho de uma criança da escola primária de Casa Branca. É um templo datado do século XVII, e o terreno onde a mesma se encontra foi oferta de dois beneméritos da terra.
Dirija-se às coordenadas dadas e verifique quantos quadrados são formados pelas grades por cima da porta principal da Igrejinha. Esse valor será HI.


CASA BRANCA
Ponto 2: Poço Largo

N 38º57.070  W 007º48.488



A sua arquitectura sui-generis, faz do Poço Largo um dos "monumentos" mais conhecidos de Casa Branca. Datado do século XIX, assumiu uma enorme importância noutros tempos, quando não havia água canalizada na aldeia, servindo toda a população desse bem essencial. À volta da pirâmide, existem quatro poços, cada um numa face.
Nas coordenadas indicadas observe a data inscrita na face sul do poço. O último algarismo do ano é = J.


Depois de terem os valores todos recolhidos, chegou a hora de verificar a Fórmula para a cache final:

N 38º 5 C. (B+I+H)   D  (G-D)

W 007º 4
(B-E). F  (J+H)  A

Soma de Controlo: A+B+C+D+E+F+G+H+I+J = 43

Boa sorte, e acima de tudo, divirtam-se!!

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.