
Ponte Romana Pisca
A Ponte Medieval da Pisca tem as suas origens na Idade Média, podendo denotar-se, ainda hoje, algumas caracteristicas construtivas típicas deste período, como o perfil do tabuleiro em cavalete.
O arco mais pequeno é de volta quase perfeita ao passo que o arco maior é ligeiramente apontado, respondendo às necessidades estruturais próprias deste tipo de ponte.
Localizada sobre o rio Selho, a ponte da Pisca servia a estrada que, de Gumarães, saindo pela porta de S. Domingos, se dirigia a Vila do Conde. Esta via, que passava ainda pela ponte de Serve, em Gondar, era de extrema importância para a urbe vimaranense pois, por ela, se podia abastecer a cidade de produtos vindos do litoral.
Em Época Moderna, a ponte da Pisca recebeu, também o nome do MIradouro ou de Nossa Senhora da Luz já que, junto à estrada, em Creixomil, foi construida uma capela com aquela invocação.
Objectivo deste "Passeio por Guimarães:
Com este conjunto de caches, propusemo-nos a criar um percurso que vos vai fazer percorrer alguns dos locais mais emblemáticos de Guimarães, recentes ou com mais história, sem querer ficar presos ao "clichés" habituais de uma visita turistica, mas que encerram história, arquitectura, cultura, património e beleza em simultaneo.
O conteúdo escrito destes listings não pretende ser um apontamento de estudo, ou abarcar a história total de cada lugar que vão visitar. Pretendemos apenas fazer com que visitem o local, e saibam minimamente algo sobre o mesmo. Para mais informações recomendamos visitem o espólio da Biblioteca Municipal, onde inclusivé vai existir nas imediações uma cache com o nome "Convento de Sta. Clara".
A cache:
A cache é uma cache normal e contém logbook e stashnote. Sejam discreto para não dar nas vistas e cuidado com o contentor.
Sempre que possivel façam C.I.T.O. ("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache recolhe lixo") e divirtam-se.
Esperamos que gostem.
Não tem material de escrita.
Mais uma cache by:
