Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
<

Rainha dos Céus

A cache by nadescontra Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/17/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Rainha dos céus - Antena de Muge – Rádio Renascença


Desde 1981 na vila de Muge, concelho de Salvaterra de Magos, existe a segunda mais alta estrutura metálica da Europa, a seguir à Torre Eiffel, em Paris. Trata-se da antena de onda média da Rádio Renascença (RR) com 265 metros de altura e 7 níveis de espiamento. Aquilo que em tempos chegou a ser um pólo de atracção turística da região, recebendo aos fins-de-semana centenas de pessoas para apreciarem de perto a gigantesca torre, parece agora uma estrutura perdida no meio de oitenta hectares de terrenos adquiridos pela RR à Casa Cadaval.

Aquela que em tempos era considerada um dos ex-líbris turísticos da vila de Muge, concelho de Salvaterra de Magos, está hoje completamente esquecida. A antena de onda média da Rádio Renascença (RR), com 265 metros de altura, ainda é a segunda mais alta estrutura metálica da Europa, a seguir à Torre Eiffel, que tem 320 metros. Mas, as centenas de pessoas que se deslocavam ao local, todos os fins-de-semana, deixaram de demonstrar interesse pela “Rainha dos Céus Portugueses”.

.

Este retransmissor recebe habitualmente a emissão da RR de Lisboa por via satélite e retransmite o sinal para uma zona que vai desde o Fundão ao Algarve. Para subir até ao cimo é necessário desligar os emissores. É que a estrutura é a própria antena. Os técnicos que habitualmente fazem a sua manutenção levam cerca de uma hora e meia até ao topo. Habitualmente, este sobe e desce, acontece para se substituírem as 12 lâmpadas de iluminação. Sobe-se por uma escada interior, onde existem patamares de descanso a todos os 40 metros.

Em Julho de 2002, a antena voltou a dar que falar. O pára-quedista Mário Pardo, de 41 anos de idade, resolveu subir ao topo e efectuar um salto em queda livre. Ao realizar este feito, Mário Pardo tornou-se o campeão português de BASE (Building Antena Span Earth) jumper.

 
Texto retirado on-line do Arquivo do Jornal “O Mirante”, da edição de 15 de Março de 2003, escrito pelo Sr. Mário Gonçalves.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

239 Logged Visits

Found it 224     Write note 7     Archive 1     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 31 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.