Descida do Rio Pombeiro(as lagoas)
Este rio localiza-se na Serra de Montemuro próximo de Castro Daire. É afluente da margem direita do Rio Paiva.
A parte mais interessante do rio inicia-se pouco depois da Barragem de Codeçais e termina na primeira ponte sobre o rio.
O troço seguinte, mais longo, termina quase na foz com o rio Paiva, junto à estrada.
O Rio Pombeiro é o local indicado para pessoas que já tiveram uma primeira experiência à Actividade de Canyoning. Esta descida do rio é feita a pé e com recurso a saltos com diversas alturas para a água e/ou manobras de cordas.
Trata-se de uma actividade que leva cerca de 4 a 5 horas a realizar onde percorremos cerca de 3 kms de distância do leito do rio. Para o início da descida, teremos que fazer um pequeno destrepe à entrada no Rio. Ao longo do percurso iremos desfrutar de vários rapeis (o maior com 15 mts.) e destrepes, sendo que para os mais aventureiros existe a possibilidade de vários saltos, de diferentes alturas (com segurança). O percurso vai sendo feito ora dentro, ora fora de água, não apresentando grandes dificuldades.
Advertências
A maneira mais segura de realizarem o percurso completo é através de canyoning, sendo que se desaconselha a ida sem material às geocaches cuja dificuldade de terreno seja 5. Desta forma, desejamos apenas que desfrutem tanto do local como nós.
Caso não consigam suster a vontade e decidam arriscar sem material de apoio, deverão ter muito cuidado!
De um modo geral, a localização das geocaches reflecte o trajecto aconselhado a seguir.
O percurso não é aconselhável a pessoas com vertigens e exige destreza física.
Esta subida/descida é um desafio tanto físico como mental, já que é possível que venham a viver sensações tão díspares como o deslumbramento pela descoberta e o arrependimento ao perceberem por onde terão de passar.
Não devem fazer o percurso sozinhos ou tão pouco de noite. É desaconselhada ainda a ida no Inverno ou em dias chuva.
Como a descida/subida é ao longo de uma depressão montanhosa, dificilmente terão rede de telemóvel
Dado o relevo do local, o erro do GPSr é muito superior ao habitual, pelo que devem fazer o trabalho de casa. Alguma dúvida, não hesitem em contactar.
Nota muito importante: quero aqui agradecer ao grande amigo Quintas por me ter libertado o local para este projecto ter viabilidade, da parte dos Cavernas-Team um muito obrigado do fundo do coração.
Obs: É favor deixar tudo como encontraram, e não proceder a alterações sem o meu consentimento.
Uma cache by: Cavernas-team