Vale Tifónico de Matacães

Um vale tifónico é um vale associado a uma estrutura diapírica. Designa os vales situados no interior de diapiros extruídos à superfície, formados pela erosão diferencial entre os bordos, normalmente constituídos por rochas resistentes à erosão (ex: calcários) e o seu núcleo, normalmente constituído por rochas friáveis ou facilmente solúveis (ex: argilas, argilas evaporíticas, evaporitos). Este termo expressa um conceito geomorfológico e não estrutural.
O vale tifónico de Matacães é constituido por um fundo largo e plano, com contorno arredondado, embora com um prolongamento para nordeste. As Margas vermelhas e amareladas ou esverdeadas da formação de Dagorda, que contém sal-gema e gesso, constituem o fundo, mas estão em muitos locais cobertas pelas aluviões do Sizandro. Nalguns pontos emergem cristas de calcários dolomíticos ou dolomitos, em camadas bastante inclinadas. A textura brexoide dos dolomitos salienta-se nos locais onde a corrosão lapiazou as camadas. As vertentes do vale são, em geral, íngremes e podem ser constituídas em rochas cretácicas da estrutura de Runa, em rochas do Jurássico superior, ou mesmo em calcários dolomíticos da formação de Dagorda, como o relevo onde foi construída a capela da Nossa Senhora do Calvário, em frente a Matacães.

A cache:
Esta cache tem como objectivo mostrar esta bonita Várzea, aqui junto a Torres Vedras. Serve também para quem gosta de "brincar com cordas", poder tirá-las do armário e divertir-se um pouco.
A cache será desactivada e removida do GZ durante os meses de Janeiro a Junho, devido a ser uma possível zona de nidificação de Aves.
Junto ao GZ existe também uma via de escalada de nível um pouco exigente.
Tragam a máquina fotográfica, vai valer apena.
Só é possível chegar à cache através de Rappel, SRT ou Escalada clássica. Qualquer das técnicas exige conhecimentos e material específico. Qualquer erro poderá ser fatal.
No local existem parabolts para fazer amarrações, aconselhamos também a criar uma segurança extra (cinta de 5m) pois não existe informação da idade em que foram colocados os parabolts.
Para as amarrações são necessárias:
2x plaquetes e respectivas porcas e anilhas.
Protectores de cordas
Cinta +5m (amarração extra)
A cache será feita por sua conta e risco, caso não se sinta á vontade, simplesmente aprecie o local. Não arrisque desnecessariamente!