Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desative temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desativada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
<

Estuário das Mouriscas (Setúbal)

A cache by Soul Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/01/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

http://portugal_natural.blogs.sapo.pt/


Estuário das Mouriscas

A cache encontra-se num local privilegiado da Reversa Natural do Estuário do Sado, onde podemos observar o Moinho da Maré das Mouriscas e observar os diversos tipos de fauna e flora que por ali existem.

O Moinho de Maré da Mourisca é um moinho de maré localizado no estuário do rio Sado, numa zona de sapal e salinas, e de antigos arrozais.

No seu interior, uma inscrição em pedra mostra a data de 1601, o que coloca a sua construção original pelo menos no início do século XVII.

Este moinho, situado junto à localidade de Mourisca, é um exemplo do recurso às energias renováveis e não poluentes.

A cessação progressiva da utilização para que foi concebido, substituído por novas técnicas e novos circuitos de produção, levou à degradação do edifício.

A Reserva Natural do Estuário do Sado procedeu à sua recuperação, nele funcionando actualmente um Ecomuseu — Centro de Educação Ambiental.

Este Centro, para além de uma exposição permanente sobre a reserva, natural, apresenta informação sobre as actividades tradicionais ligadas à moagem, ao fabrico do pão e ao sal e inclui uma sala de audiovisuais.

O Estuário do Sado encontra-se classificado na Fase I da Lista Nacional de Sítios - Directiva Habitats, PTCON00011
– Estuário do Sado, numa área (30 968 ha) bem mais abrangente que a RNES. Nessa área foram identificados mais de 30 tipos distintos de Habitats classificados no Anexo I da Directiva Habitats, sendo 7 considerados prioritários:

- Lagunas costeiras.
- Dunas fixas com vegetação herbácea ("dunas cinzentas").
- Dunas fixas descalcificadas atlânticas (Calluno-Ulicetea).
- Dunas litorais com Juniperus spp.
- Dunas com florestas de Pinus pinea e/ou Pinus pinaster.
- Charcos temporários mediterrânicos.
- Charnecas húmidas atlânticas temperadas de Erica ciliaris e Erica tetralix.
Simultaneamente, alberga 5 espécies faunísticas (3 mamíferos, 1 réptil e 1 peixe) e 11 florísticas
.

O Estuário do Sado constitui uma zona de alimentação e repouso de numerosas espécies de aves, algumas com estatuto de ameaça, de modo que se encontra classificado (numa área com 24 632,5 ha) como Zona de Protecção Especial para a Avifauna (ZPE) – Directiva Aves. Aí foram identificadas 20 espécies de aves consideradas de interesse comunitário, como é o caso da garça-vermelha (Ardea purpurea), o alfaiate(Recurvirostra avosetta) e o flamingo (Phoenicopterus ruber).


O Estuário do Sado encontra-se ainda classificado (numa área de 23 560 ha) na Lista das Zonas Húmidas de Importância Internacional (Convenção Ramsar).

 

A sua identificação como Zona Húmida decorre da ocorrência dos seguintes critérios Ramsar:

- Bom exemplo representativo de uma zona húmida característica da respectiva região biogeográfica.
- Bom exemplo representativo de uma zona húmida com funções hidrológicas, biológicas ou ecológicas essenciais para o funcionamento natural de uma bacia hidrográfica importante ou sistema costeiro.
- Alberga um apreciável elenco de espécies ou subespécies de plantas ou animais raros, vulneráveis ou em perigo de extinção ou um número apreciável de indivíduos de uma ou mais destas espécies.
- Possui especial valor para a manutenção da diversidade genética e ecológica de uma região, devido à qualidade e peculiaridades da sua flora e fauna.
- Possui especial valor como habitat de plantas e animais num estádio crítico do seu ciclo biológico.
- Abriga regularmente mais de 20.000 aves aquáticas.
-  Abriga regularmente um número significativo de indivíduos pertencentes a grupos particulares de aves aquáticas indicativos de valores de zonas húmidas,
produtividade ou diversidade.
- Abriga regularmente um por cento dos indivíduos de uma população de uma espécie ou subespécie de aves aquáticas.
- Abriga uma proporção significativa de subespécies, espécies ou famílias de peixes autóctones, representativas de valores de zonas húmidas, contribuindo assim para a diversidade biológica global.
- É uma importante fonte de alimento para peixes, local de desova, "nursery" e/ou rota de migração da qual as populações de peixes dependem.

A cache: No local das coordenadas iniciais têm de contar o número de janelas na fachada virada para Este, esse valor será A. Quando tiver o número de janelas têm de efectuar os seguintes cálculos:

N 38º 31.(A*48)+12

W 008º 48.(A*27)-51


free counters

Additional Hints (Decrypt)

Cbe Onvkb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.