No dia 8 de Dezembro de 1897 (dia da festa de Nossa Senhora da Conceição) D. Rosalina Maria de Sousa Guimarães viveria um dos momentos mais alegres da sua vida – a bênção e lançamento da primeira pedra da nova igreja matriz de Castelões de Cepeda.
Essa solenidade esteve brilhante. Começou por missa a grande instrumental e vozes, na velha igreja de Castelões, achando-se exposto o Santíssimo Sacramento.
À tarde saiu dali o préstito para o local da nova igreja a fim de se proceder à bênção.
Assim noticiou o jornal “Comércio de Penafiel” de 11 de Dezembro de 1897.
Colocada nessa data a primeira pedra, não se iniciou de imediato a erecção do novo templo paroquial de Castelões de Cepeda (a respectiva fábrica teria começo a 25 de Fevereiro de 1899).
Uma obra deste vulto havia necessariamente de durar alguns anos. Mas, indiferente a acções menos claras, praticadas no escuro, como referia o “Comércio de Penafiel”, em 30‑06‑1900, continuava neste ano a edificação da futura igreja. E pormenorizava:
“Vão muito adiantadas as obras da nova igreja.
Das que pertencem a pedreiro faltam as torres e o
frontispício e já começaram as de carpinteiro e os
escultores já trabalham, desde o princípio do ano,
para os altares”.
Durante o longo tempo que as obras decorreram, não se estranhe que alguns atrevidos desacatos tivessem ocorrido.
“O Comércio do Porto”, em 16 de Maio de 1900, notificava o seguinte: “Na noite de 10 para 11 de Maio de 1900, os gatunos arrombaram a barraca onde estavam recolhidas as ferramentas para a construção da igreja desta Vila, roubando diversas”. Era notícia enviada pelo seu correspondente em Paredes.
Por sua vez, “O Comércio de Penafiel”, em 28 de Maio de 1898, noticiava: “D. Rosalina Guimarães ficou triste quando se deu pela falta dos brincos e colar de ouro que tinham sido oferecidos a Nossa Senhora. O gatuno fora um tal Agostinho, do lugar de Cepeda. Desconfiada, a autoridade foi encontrar as jóias escondidas na casa do Agostinho e foram trazidas e colocadas onde estavam antes.
No dia da festa de N.ª S.ª da Conceição, em 1898, D. Rosalina exultou de alegria quando viu recuperadas as jóias da Virgem Santa, que já julgava a algumas léguas de distância”.
Como à data se comentava, “Já naquele tempo havia gatunagem à farta”.
As obras da nova igreja chegariam finalmente ao seu termo e o programa da festa de inauguração seria organizado a preceito. Tinham começado em Fevereiro de 1899 e dadas por concluídas em 1908, recebendo a devida bênção em 6 de Dezembro desse ano.
Cache: Esta cache é pequena e só contem logbook, levem material de escrita.
Atenção: Pelo local onde a cache está colocada tenham muita atenção aos muggles…em especial as beatas da igreja.