José Guilherme Pacheco
Datas: 1823 a 1889
Localidade: Rio de Janeiro (Brasil)
Ocupação/Profissão: Advogado, Político
Eis o “Rei” de Paredes. Quem poderia dizer que não ouvira o seu nome antes?!
José Guilherme Pacheco era natural do Rio de Janeiro, onde nasceu a 10 de Fevereiro de 1823. Filho de Manuel Albino Pacheco e Maria de Jesus Pacheco Cordeiro veio para Portugal com seis meses de idade, juntamente com seus pais, instalando-se em Nevogilde. Tinha 13 anos quando o seu pai morreu. Voltou então para o Brasil, regressando cinco anos depois.
Em 1845, frequentou o Colégio da Formiga, em Ermesinde, e daí avançou para a Universidade de Coimbra. Em 1852, após terminar a sua licenciatura em Direito, veio para Paredes exercer a profissão de Advogado. Manteve-se por aqui durante trinta anos, ao ponto de se considerar um filho do Rio adoptado por Paredes.
Dedicou-se com tanto amor à sua nova terra, que granjeou a amizade e o respeito de todos os paredenses. Foi Presidente da Câmara durante sete anos, entre 1864 e 1871, voltando a ocupar o lugar em 1878. Foi várias vezes eleito Deputado às Cortes, sendo a primeira delas em 1859.
Desempenhou ainda outras funções importantes: Governador Civil de Angra do Heroísmo, Presidente da Junta Geral do Distrito do Porto e da Comissão Inspectora das Escolas Normais, tendo sido, por sua influência, criada a Escola Normal do Porto. Em 22 de Junho de 1875, a Câmara Municipal de Paredes declarou-o primeiro cidadão benemérito do Concelho, com inteiro merecimento, devido à sua valorosa obra: criação da Comarca de Paredes, instalação do telégrafo, passagem da linha férrea do Douro na Vila, construção de grande parte das estradas e escolas da povoação.
José Guilherme Pacheco era mesmo um Rei em Paredes. Até se conta o episódio de D. Luís com o Conselheiro no qual o monarca lhe diz que era um encontro de um Rei com outro Rei, ao que José Guilherme ripostou: “É que, em Paredes, eu sou rei absoluto, enquanto Vossa Majestade é rei constitucional”. Reconhecido, o concelho de Paredes prestou uma sentida homenagem ao seu “Rei”.
Em 1927, foi erigida uma estátua em sua honra no Parque com o seu nome.

A Cache:
Para chegarem à cache dirijam-se ao Parque José Guilherme. No Parque existe uma placa no pavimento que indica quando o parque foi requalificado. Nessa placa existe uma data (mês/ano) que vão ser as coordenadas Norte e Oeste sendo que A é o mês e B o ano.
N 41º (A+5).(B-1469)
W 008º(13+A).0(B-1956)
Espero que se divirtam a fazer esta cache e desta forma, que visitem a cidade de Paredes e aproveitem e façam as caches da cidade.
Nota: A cache é pequena e só contem logbook. Está num local com algum movimento pelo que peço alguma atenção para durar bastante tempo.