Lenda do Barroco da Penhadeira Traditional Geocache
Lenda do Barroco da Penhadeira
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (other)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.

Lenda do Barroco da Penhadeira |
A História da Fenda no Barroco da Penhadeira
Consta que em outros tempos havia uma velha que vivia na Mizarela (freguesia do concelho da Guarda) e que tinha uma excelente cerejeira. Dia e noite, a velha guardava a sua preciosa árvore e nenhum ser vivo ousava roubar-lhe as deliciosas cerejas. Mas, eis que um dia, um atrevido e preto melro de bico amarelo (outras dizem que seria uma mélroa) ousou roubar-lhe, descaradamente, uma cereja. A velhinha ficou furiosa e, de espada de cortiça em punho, perseguiu o melro que fugia com a cereja no bico.
A perseguição durou até este penhasco, a cerca de 12 / 15 quilómetros. Foi aí que o audaz melro / mélroa pousou num penhasco, o Barroco da Penhadeira. Assim que a velha o viu pousado, exausto, avançou para ele com tal determinação, brandindo a sua espada de cortiça. De súbito, desferiu um tamanho golpe. Não se sabe se a conseguiu matar, mas certo é, que o barroco ficou rachado em dois. Diz-se que não acertou no melro que na hora se escapou, mas sim no barroco, abrindo-o ao meio.
Fonte: CM Celorico da Beira (http://www.cm-celoricodabeira.pt) e JF Maçal do Chão (http://www.jfmacaldochao.serradaestrela.net)
|

História lida? Agora a cache: |
Esta cache suporta o equilíbrio do penhasco (tem alguma precaução).
Ao cair da noite, sente o peso do granito, a força do golpe da velha e encontra a cereja (não) no topo do bolo.
|

Additional Hints
(Decrypt)
Uvfgóevn yvqn? Ntben n trbpnpur: "Fbh znvbe qb dhr cnerçb. Rapnen-zr r phein-gr crenagr zvz. Purtn-gr orz cregb r aãb zr snçnf rfgerzrpre znvf hzn irm. Pbz n znvbe fhogvyrmn, b rdhvyíoevb freá znagvqb cbe znvf nythaf féphybf. Cnen grh orz."