As principais linhas de água que contribuem para a bacia hidrográfica da Lagoa de Santo André nascem na Serra de Grândola e são, de norte para sul, as ribeiras da cascalheira, da Ponte, do Forneco, do Azinhal e da Badoca. A confluência destas ribeiras faz-se através de dois vales. Um a norte, onde conflui a Ribeira da Cascalheira, e outro a sul, que no inverno se encontra inundado e constituí o prolongamento da Lagoa, para onde confluem as restantes ribeiras.
A bacia hidrográfica da Ribeira da Cascalheira estende-se desde as proximidades de São Francisco da Serra até á Lagoa de Santo André. Com uma área aproximada de 2.400 Ha, desenvolve-se desde a cota 270, numa extensão de 15 Km tendo a forma alongada com uma largura máxima de +/- 2 Km, e uma inclinação média de 1,8%.
A Cache
Encontra-se na ponte e está no inicio do percurso casa do peixe, aproveite e faça-o totalmente. Deixe tudo como encontrou, não tire fotos que ajudem a identificar o local da cache. A Cache pode encontrar-se inacessível de Dezembro a Abril devido ao alagamento das várzeas da Lagoa de Santo André.
No início do percurso existe uma cancela, que poderá estar fechada a mesma pode ser aberta, no entanto voltem a fechá-la.
|