Skip to Content

<

1861

A cache by johnsbar Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 2/16/2013
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Tradução

1861


O Pico Ruivo situa-se no concelho de Santana e com os seus 1861 metros de altitude, a terceira montanha mais alta de Portugal, é o pico mais alto do Arquipélago da Madeira.

O Pico Ruivo apresenta dois tipos principais de cobertos vegetais: as formações de urze e uma vegetação rala, dominada por plantas de porte herbáceo e sub-arbustivo com algum interesse botânico. Recobrindo o cume, algumas urzes-brancas evidenciam troncos retorcidos e copas assimétricas, nitidamente desviadas em direção oposta à dos ventos dominantes. Uma das particularidades porventura mais relevantes desta altitude é o facto de nela permanecerem pequenos núcleos de urze com porte arbustivo e arbóreo. À distância, a sua forma e distribuição no terreno lembram algumas manchas de montado de azinho. Infelizmente os incêndios de 2010 destruíram a maior parte da vegetação que cobria estas montanhas.

O acesso ao pico pode ser feito através de vários locais porem, os mais utilizados são a Achada do Teixeira e a vereda do Areeiro.

Achada do Teixeira: Com início e fim na Achada do Teixeira tem uma extensão de 2,8 Km (+ 2,8 Km de regresso) com uma duração de 1h 30min (ida e regresso). Junto à casa de abrigo do Pico Ruivo terá acesso a outros 3 trilhos que levam a diferentes pontos da ilha: Vereda do Pico Areeiro, Vereda da Encumeada e Vereda da Ilha. Ao longo da subida são encontrados vários abrigos, pois aqui a variação climática é brusca, sendo frequente a área, ficar mergulhada num mar de nuvens ou acima delas.

Pico do Areeiro: Este trilho tem a particularidade de ligar dois dos picos mais altos da Ilha da Madeira, o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro, percorrendo para tal, parte da área do Maciço Montanhoso Central, área integrante da Rede Natura 2000. Com início junto ao radar do Pico do Areeiro, passados alguns metros deparamo-nos com o miradouro do Ninho da Manta. Desta plataforma onde supostamente esta ave de rapina nidificava e onde nidifica uma outra ave, a Freira da Madeira, pode-se ver o vale da Fajã da Nogueira, São Roque do Faial e grande parte da Cordilheira Montanhosa Central. O percurso tem uma duração aproximada de 4 horas, com uma distância de 10 km em subidas e descidas. Se a sua condição física não é a melhor, não suba o pico das torres, opte pelos túneis.


Esta geocache está situada no local onde estava a antiga "A Descoberta da Madeira" uma cache enigma que teve de ser arquivada, tornando-se assim a geocache mais alta da Região Autónoma da Madeira.

Consulte o spoiler e seja discreto.

Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

1,395 Logged Visits

Found it 1,283     Didn't find it 78     Write note 25     Publish Listing 1     Needs Maintenance 8     

View Logbook | View the Image Gallery of 684 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.