Atenção: o percurso até à cache dá para fazer de carro, no entanto o caminho não se encontra em muito bom estado e poderão danificar o veículo para chegar até lá. Aconselho mais este percurso a amantes do BTT, TT ou motocrosse. Assim publico aqui as coordenadas do local aonde devem abandonar os carros e partir a pé em direcção à cache: N 41° 19.056 W 007° 51.295
Há quem garanta que há fantasmas, em Portugal espíritos do além, objectos que se movem sozinhos, e casas assombradas. Para outros tudo não passa de uma imaginação fértil. Será? Histórias de casas povoadas de assombrações.
Se existem de facto espíritos e assombrações ou se tudo não passa de um terrível medo pelo desconhecido não sei mas o que é um facto é que também em Vila Cova, mais precisamente neste local existem relatos de habitantes que viveram histórias no mínimo insólitas:
"O relógio batia a uma da tarde e paramos o nosso trabalho para fazer uma pausa para o almoço. Encostamos as picaretas e sentamos-nos a sobra dos carvalhos a comer uma bucha e a apreciar um copito de um bom vinho. Tudo estava a correr às mil maravilhas e para ficar ainda melhor só mesmo o que estava a acontecer: fiquei espantado ao ver uma das picaretas que tínhamos encostado a mexer-se do local aonde a tínhamos deixado e a começar a bater nas pedras. Não era a primeira vez que sentia-mos a presença de espíritos entre nós, portanto não nos assustamos, pelo contrário até achamos graça e dissemos: "Trabalhai com fartura, quanto mais trabalhardes vós menos sobra para nós" mas para nosso azar eles não gostaram muito do trabalho e a picareta caiu de novo no chão como se nunca se tivesse mexido."
Relato de um habitante de Vila Cova.
Este é um dos muitos testemunhos que temos ouvido, outros habitantes dizem que ouvem vozes, gargalhadas estranhas e até mesmo que são empurrados.
Será tudo isto fruto da imaginação dos habitantes de Vila Cova? Ou será que existe mesmo algo sobrenatural por estas bandas? Nada como um geocacher corajoso para desvendar este mistério.
Aconselho que façam esta cache durante a noite, se forem corajosos o suficiente.
A cache: trata-se de um contentor de tamanho regular envolto em saco de plástico transparente com stashnote, logbook e lápis. Permite também a troca de pequenos objectos.