Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

SerafimSaudade: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint :

[quote]
As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time – [b]normally a few weeks[/b] – in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or [b]has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing[/b].

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. [b]Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.[/b]
[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que o "desarquivamento" de uma cache, e a sua eventual consequente reactivação, passa pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Abraço e obrigado,

SerafimSaudade
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More

Traditional Geocache

Portela

A cache by rita.antunes & mrtonicao Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 9/15/2012
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O bairro da Portela teve origem nos anos 70, numa zona outrora ocupada por várias quintas.

Ao longo dos anos o presente espaço passou de um terreno baldio, para uma escola secundária provisória (a escola azul, que durou mais de 10 anos) cheia de momentos polémicos, como foi o celebre caso dos desalojados de camarate.

Só na decada de 90 a referida escola, entretanto encerrada, foi finalmente demolida dando lugar a este belo jardim, que tantas horas de convivio proporciona às várias gerações que habitam este bairro.




A História da Portela
Publicado em: Março 3, 2009, na secção Opinião, in Notícias da Portela



A Portela nasceu no início da década de 1970 e, à semelhança de Lisboa, tem acompanhado a evolução dos tempos no que diz respeito à sua população e ao seu urbanismo. Não em alterações do foro das fachadas e dos próprios edifícios, mas em termos de urbanidade da sua população, como bairro, como um organismo social vivo e como bairro com uma vida própria.

Urbanidade também de um bairro inserido na área metropolitana da grande Lisboa. No início da sua formação, a Portela começou a ser habitada na sua maioria por casais jovens ou de meia-idade com ou sem filhos. Muitas pessoas vieram das ex-colónias portuguesas, outras eram profissionais liberais como advogados, engenheiros, médicos ou então pessoas como juízes, membros de governos anteriores. Todos na sua maioria pessoas da classe média, média alta.

A Portela começou a ganhar uma vida própria onde a construção das escolas e do centro comercial tiveram um papel muito importante neste processo evolutivo. Na década de 80, a juventude era irreverente, na sua maioria punks, metálicos, anarquistas, vanguardistas, e, claro, também os betinhos eram muitos. Eram os tempos dos Cure, dos Doors, dos Police, Duran Duran, Boy George, etc. A noite era quase sempre ao fim de semana no Bairro Alto e costumava acabar no Cais do Sodré, no Jamaica, Tóquio ou Shangrila. Os tempos foram evoluindo e a Associação dos Moradores da Portela, a Paróquia e a própria Junta de Freguesia começaram a ter mais protagonismo na vida social do nosso bairro.

Surgem os anos 90, tudo mais ou menos na mesma, a juventude começou a frequentar o Alcântara-Mar, a Kapital, O Kremlin. A Esplanada da Portela surgiu entretanto como ponto de encontro preferencial de muitos jovens, em parte por ser um espaço mais ao ar livre, mais em contacto com a natureza. Surgem os campos de ténis e o campo de futebol de cinco, que ajudam a promover a prática da actividade física tão importante para o bem-estar da nossa população, em especial dos mais jovens.

Os espaços verdes começam a tomar forma, as ruas começam a ter um aspecto mais ordenado, a Portela continua a evoluir. A população continuou a envelhecer. Os que eram mais jovens tornaram-se mais adultos e casaram, constituíram família, e a maioria saiu da Portela. No entanto, muitas pessoas desta geração voltaram e continuam a fixar-se de novo na Portela com as suas famílias. Com o aparecimento da Expo 98, muitas pessoas decidiram trocar o nosso bairro pela zona habitacional da Expo, mas tem-se observado ultimamente que muitas destas pessoas têm abandonado a Expo para retornar à Portela, onde se sentem mais em casa, mais no bairro delas.

Os jovens de agora são um pouco diferentes, reflexos dos tempos actuais em que vivemos. Os computadores, a Internet, a TV Cabo, os telemóveis, a globalização. Mas à sua forma continuam a ser jovens irreverentes. Entretanto, nos nossos dias a Portela continua a transformar-se, muitas pessoas começam a vender as suas casas e a retirarem-se para o interior do país. Algumas pessoas também têm falecido e outras pessoas decidem fixar-se trazendo um tipo de pessoas um pouco diferentes, com outras ideias e formas de viver, o que constitui uma nova lufada de ar fresco para a nossa população que continua a envelhecer cada vez mais.

Assim, aos poucos, a população da Portela vai-se alterando na sua urbanidade e demografia dando outros contornos à vida do nosso bairro. Até breve. (António dos Santos / www.blogdoescritor.blogspot.com)

A cache destina-se a dar a conhecer a parte central deste bairro, com um agradável jardim e parque infantil.

A cache não tem material de escrita.

Additional Hints (Decrypt)

Zntaégvpn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

63 Logged Visits

Found it 53     Didn't find it 1     Write note 2     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 10 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:48:05 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:48 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page