A Murta (Myrtus) - É um género botânico que compreende uma ou duas espécies de plantas com flor, da família das Myrtaceae, nativo do sudoeste da Europa e do Norte de África. São plantas arbustivas ou arborescentes, com muitos ramos, de folha persistente, que podem crescer até 5 m de altura. As suas folhas, coriáceas e verde-escuras, medem 3 a 5 cm de comprimento e cerca de 1,5 cm de largura, com um cheiro geralmente considerado agradável quando esmagadas devido ao seu óleo essencial disposto por diversas pontuações ao longo do limbo. As folhas são inteiras, ovado-lanceoladas, agudas, em filotaxia oposta-cruzada ou decussada (o par de folhas superior encontra-se em situação cruzada com o inferior, e cada par encontra-se disposto ao mesmo nível, pecíolo contra pecíolo). As flores, geralmente brancas (podem ter também uma coloração rosada), têm cinco pétalas e um número elevado de estames. O fruto é uma pseudobagacarnuda, elipsóide, azul-escura ou negra, contendo várias sementes. A polinização é feita por insectos e a dispersão das sementes é efectuada por pássaros que se alimentam das bagas. O seu habitat preferencial é xerofílico (seco) e em solos sem calcário.
A cache:
Este Power Trail pretende proporcionar um agradável passeio e bons momentos de boa disposição.
Levem material de escrita. Por favor não publiquem fotos dos containers nem de algo que possa identificar os seus esconderijos. Tenham cuidado ao manusear os containers, por favor não forcem nada, basta pensar um bocadinho, obrigado.
Existem outras caches por perto, Arranha o Sado, Gouldian Finche, Moinho dos Campistas, Quinta dos Moinhos de São Filipe e VG Nico, aproveitem e façam-nas também, tornando o passeio ainda mais aliciante.
Espero que gostem, divirtam-se e boas cachadas.