Skip to Content

Traditional Geocache

Cama da Moura

A cache by Aldeias de Montanha Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/16/2012
In Guarda, Portugal
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation
   

Cama da Moura

 

Vindo de Loriga para Alvoco, pela EN 231, algumas centenas de metros antes de chegar à povoação alvocense, encontramos uma placa à esquerda indicando a «Cama da Moura». Paremos aí a viatura e comecemos a caminhar. Vai valer a pena…

Logo que encontremos o primeiro entroncamento, viremos à esquerda e comecemos a subir em direcção ao cimo do monte.

O ar puro da montanha leva-nos à cumeada onde se localiza o peculiar conjunto de monólitos, tendo na parte de cima de um deles, a famosa «Cama da Moura», ao que parece, uma inscultura natural.

A mil metros de altitude, estamos num autêntico lugar mágico, facilmente entramos num outro espaço-tempo, daqueles que nos faz viajar a alma.

Diz a lenda que uma linda princesa moura vivia feliz, despreocupada, regando os seus rios de felicidade com a magia do seu canto. Mas o amor, sempre imprevisível, enviou-lhe uma seta e o seu coração ficou louco de paixão por um pobre e elegante pastor. Escusado será dizer que o rei, seu pai, não aceitou esse belo tálamo serrano e, exasperado, lançou um encantamento à sua própria filha: ficou «presa» a uma rocha e só seria libertada dessa mágica prisão, quando um dia crescesse centeio na pedra do sortilégio. O pastor, também loucamente enamorado, via sangrar a sua alma pedindo ajuda ao amplo céu estrelado para desencantar a sua princesa. E a ajuda veio. Lembrou-se de colocar terra em cima da rocha e semear centeio. Assim o fez e, depois de muito esperar, o cereal cresceu, cortou-o e assim quebrou o encanto. Livres, a princesa e o pastor viveram muito felizes.

É esta a lenda que vive no lugar mágico da Cama da Moura.

Sabe-se hoje que estas lendas não estão necessariamente relacionadas com os muçulmanos, em grande parte Berberes, que dominaram o território português do século VIII ao XII (no Sul estendeu-se até meados do século XIII). Para a tradição popular, sobretudo a centro e norte do país, os «mouros» são os antigos ou os espíritos, como as fadas dos irlandeses ou as korrigane dos bretões. Note-se que, muitas vezes, estes mouros ou mouras, aparecem e têm o poder de causar prodígios na noite de S. João. Amiúde, estas mouras estão associadas a lendas em que frutos se transmutam em ouro, como é o caso do homem que recebeu um figo de uma mulher, na Malhada da Sernada, e esse mesmo figo se transformou em ouro. Soube depois que essa mulher era uma moura encantada.

O ouro, símbolo da perfeição, do fogo solar materializado na terra, do que é incorruptível, está muito presente nas lendas serranas.

A cache está junto à «Cama da Moura», na montanha mágica da Estrela…

 

 

 


This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

57 Logged Visits

Found it 53     Write note 1     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 21 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 4/15/2017 4:49:24 AM Pacific Daylight Time (11:49 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page