Não é em todos os sítios que se conseguem unir 3 freguesias. Por isso este sitio chamado Cabeça Alta é previligiado pois tem uma afluência bastantes grande de passagem entre as diferentes freguesias de Mafra, Ericeira e Santo Isidoro.
A Freguesia de Mafra é sede de concelho desde à muitos séculos, o que só por si a torna a mais desenvolvida e urbana com vários serviços, comércio e industria.
Esta freguesia está equipada várias infraestruturas desportivas, militares e culturais incluindo espaços naturais e monumentos que ao longo dos vários séculos foram sido criados e melhorados.
Assim se tornou destino de eleição para Reis e outras personalidades que encontraram aqui um sitio erudito perto do campo e do mar.
A freguesia de Santo Isidoro é de raiz bastante rural como pode ser confirmado pela tradição da festa anual dos merendeiros realizada no Domingo de Pascoela (8 dias após a Páscoa) na igreja matriz de arquitectura seiscentista da freguesia em que os habitantes pedem para que as colheitas do ano sejam boas e proveitosas sendo distruidos como agradecimento merendeiros a todas as pessoas.
Actualmente este freguesia além de caracter rural também possue uma distribuição muito grande de industria de construção civil bastante sólida.
A freguesia da Ericeira que chegou a ser concelho em 1229 tem a sua sede na Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos fenícios.
A população, noutros tempos constituída na generalidade por gente do mar, formou um grupo étnico-geográfico, denominado jagoz, diferenciado dos restantes habitantes da região saloia tendo sido no século XIX, a sua época áurea, pois houve um enorme incremento de tráfego no seu porto passando a ser o mais concorrido da Estremadura, com Alfândega, por onde se fazia o abastecimento de quase toda a Província.
As praias e os pesqueiros, bem como o património monumental e o gastronómico, com base numa variedade de peixes e mariscos, constituem os seus maiores atractivos do turismo desde à muitos séculos.
É assim nas descrições das freguesias que mostra-se a importancia deste lugar com passagem de reis, comerciantes e cruzamento de trafego entre as várias terras.
A Cache:
Trata-se de um pequeno recipiente com 1 Log book, 1 lapis.
O acesso pode ser feito de carro até ao GZ no entanto é necessario ter algum cuidado com os muggles que passam de carro.
( A.D.R.AchadaGeocaching Team )
Faz-nos um Like!!!
www.facebook.com/ADRAchada.Geocaching