A CRISE E O REAL – evolução e contrastes Mystery Cache
Nathan_Drake7: Será dado espaço a um novo projeto.
More
A CRISE E O REAL – evolução e contrastes
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
(a cache não está nas coordenadas indicadas)
Nos finais dos anos 70, vivia-se uma crise de contornos bem diferentes da que hoje se atravessa mas, seguramente mais profunda e abrangente. A economia paralela, a especulação e a corrupção eram fenómenos transversais à sociedade. A título de exemplo, as taxas de juro nos financiamentos à habitação própria ultrapassavam os 30% e só se conseguiam, os empréstimos, com muitas cunhas e garantias.
Foi nesse contexto que um grupo de jovens casais, perseguindo um sonho de construção de habitação própria e ultrapassando os canais tradicionais, se reuniu com um arquiteto para procurar terrenos adequados. Entre outros, havia um terreno de 20.000 m2 na zona da Bouça de REAL que servia o objetivo e onde foi desenvolvido um projeto com 3 tipos de casas de habitação. Esse projeto mereceu as melhores referências em revistas de arquitetura internacionais como exemplo da boa qualidade habitacional, possível a custos económicos. Cooperando sempre, lutando contra todos os obstáculos e esquemas de corrupção e vencendo a crise, os 63 casais conseguiram a construção das suas casas que são o conjunto habitacional onde vos colocam as coordenadas iniciais.
A cache é composta por uma charada que vos levará a conhecer um pouco mais deste complexo habitacional e da sua envolvente contrastante, onde se desenvolveu habitação social camarária e habitação comercial especulativa.
Ponto 1: N 41° 10.675 W 008° 40.260
Neste ponto tem-se uma visão sobre os 3 tipos de habitação que foram construídos.
1 - Quantas casas de cada tipo? (A+B+C=63 sendo A>B>C).
2 - As casas foram construídas com blocos de cimento. Cada bloco pesava 1Kg mais meio bloco, quanto pesava bloco e meio? = D
3 – Qual o nome do Arquiteto responsável por este projeto? (a soma do valor das letras do sobrenome no abecedário = E)
4 - Este conjunto de habitações têm frente para 6 artérias toponímicas, todas de grandes mestres nas letras. Qual a artéria toponímica com o mais baixo nº de porta? Nº porta = F (pode aproveitar e visitar o parque de utilização reservada, se portão aberto e ou na companhia de um morador)
5 – Do ponto inicial, caminhar D*F milésimas para Sul e A*D+F milésimas para nascente. Chegou a uma praceta representativa de outro estilo de habitação mais comercial. Um dos estabelecimentos dessa praceta tem o curioso nome de um elemento da natureza com 6 letras. Some o valor das letras (confere pelo télélé) = G (o estabelecimento fechou. tinha o nome O ERVAS)
Agora, calmamente sentado a tomar um cafezinho, há que fazer as contas, determinar as coordenadas da cache e caminhar mais um pouco (não muito).
Divirtam-se
LOCALIZAÇÃO DA CACHE
N 41º D*D+1, A*B+D*E+G-1 W 008º D*C-2, D*(G-1)+F*(E-1)
Additional Hints
(Decrypt)
Fr gvirerz qvsvphyqnqrf rz qrfpboeve bf gvcbf qr unovgnçãb r abzr qb nedhvgrgb, crethagrz nbf zbenqberf, crafb dhr ryrf fnorz.
N pevnaçn rfpbaqrh-fr an áeiber