Skip to Content

<

Moscatel de Setúbal

A cache by Gouldians-Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/07/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Moscatel de Setúbal

Moscatel de Setúbal

Moscatel de Setúbal é uma Denominação de Origem Controlada, (DOC) portuguesa conhecida pelos vinhos generosos produzidos de castas moscatel na origem demarcada com centro em Azeitão. A região, que usufrui de um clima misto, sub-tropical e mediterrânico, influenciado pela proximidade do mar e dos rios Tejo e Sado, foi demarcada em 1907/1908

1 Características

2 Castas

3 Área geográfica

 

1- O Moscatel de Setúbal é um vinho licoroso, com uma graduação entre 17º e 18º. A cor varia do topázio claro ao topázio queimado e quando velho ganha um inconfundível perfume. Existem dois tipos de Moscatel de Setúbal, o branco e o roxo, mais raro. As designações tradicionais 'Moscatel de Setúbal' e 'Roxo' estão reservadas para os vinhos DOC Setúbal elaborados com, pelo menos, 67% de mosto proveniente destas castas. A menção 'Superior' pode ser utilizada como designativo de qualidade.[1]

A certificação da DOC Setúbal é feita pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal. Ver: www.moscateldesetubal.com

2-Castas

Principais castas tintas: Moscatel Galego Roxo

Principais castas brancas: Moscatel de Setúbal (Moscatel Graúdo)

3-Área geográfica

A área geográfica correspondente à Denominação de Origem 'Setúbal' abrange os concelhos de Palmela, Setúbal e parte da freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do concelho de Sesimbra.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Moscatel de Setúbal: A Doçura das Quintas

Licoroso, de cor dourada que vai do topázio ao âmbar, e aroma floral exótico com toques de mel, tâmaras e laranja, ou, de aroma mais seco e complexo. Assim é caracterizado o Moscatel de Setúbal. Desperte os seus sentidos! Brinde a Baco, Deus do vinho.

               

             

A Península de Setúbal, pelas suas condições climatéricas e qualidade dos solos, é por excelência, a região onde se produz, entre outras qualidades de vinho, o tão conhecido, moscatel de Setúbal. Dentro dos tipos de moscatel existe o branco e o roxo. O primeiro, considerado um vinho mais novo, sugere-se que seja bebido ligeiramente fresco, como aperitivo. Quanto ao roxo, por se tratar de um vinho mais velho, deve ser apreciado como vinho de sobremesa.

             

Passemos à prática! Escolha uma rota de vinhos, e prepara-se para desfrutar dos prazeres deste néctar. Percorra as adegas, ouça as explicações dos entendidos, saiba como, e em que condições é produzido. A região envolvente, embriagada em tradição, encarregar-se-á do resto. Não fique por aqui!

             

No mês de Setembro são realizadas festividades ligadas às vindimas, com o objetivo de destacar os vinhos regionais. Entre no espírito de festa! Agora com conhecimentos obtidos a priori, faça a sua opção. Um pequeno aparte: experimente acompanhar o moscatel com um doce típico da região ou com um pouco de chocolate negro. Uma combinação que a levará certamente ao Mundo dos Deuses.

A cache contem logbook, levem material de escrita



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

330 Logged Visits

Found it 319     Didn't find it 3     Write note 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     Owner Maintenance 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 33 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.