Skip to Content

Traditional Geocache

O Resineiro

A cache by ratitoo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/25/2012
In Leiria, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta Geocache dá-nos a conhecer um dos locais ainda existentes na nossa regiao onde se pode ver o processo de colher Resina.


Translation

O Resineiro

O Resineiro

 

Nos anos 60 foram implantadas no Brasil florestas de pínus em diversos estados através de incentivos fiscais do governo, principalmente no sul e sudeste, e a partir da década de 70 iniciaram-se as primeiras resinagens, quando foram surgindo empresas que se especializaram na extração da resina, e em meados de 1980 foram instaladas as primeiras destilarias de breu e terebintina e outros derivados, o que proporcionou o crescimento do setor, e o mercado brasileiro foi passando da condição de importador para a de exportador.

As áreas de resinagem foram aumentando gradativamente, e a profissão do 'resineiro' foi se popularizando, com a conjuntura econômica da época, tornou-se uma alternativa de trabalho, que exigia pouca qualificação e nenhuma experiência, e até mesmo crianças e adolescentes aprendiam a resinar, pois acompanhavam os pais que iam trabalhar e acabavam herdando a profissão, com a idade passavam a fazer parte efetiva das empresas de resinagem.

Com o passar dos anos as regras trabalhistas foram tornando-se mais exigentes e o trabalho infantil foi proibido, o que foi um avanço, mas ainda levaria tempo para as condições de trabalho melhorarem significativamente.

A profissão do resineiro consiste basicamente em realizar todas as etapas da resinagem, desde a roçada dos talhões, da confecção dos recipientes, da instalação, estriagem e coleta da resina, um verdadeiro resineiro está apto a desenvolver qualquer das etapas que envolvem a resinagem, até mesmo o carregamento da produção. Cada empresa trabalha no sistema em que mais se adapta, e com o passar do tempo os trabalhadores vão adquirindo experiências diferentes nas empresas por onde passam, há casos em que o resineiro trabalha por muitos anos na mesma empresa, há casos em que há rotatividade, e até mesmo casos em que o funcionário torna-se empresário e abre sua própria resinagem.

Geralmente existe dentro das empresas uma hierarquia de comando, em que o empresário de resinagem ou 'patrão', designa uma pessoa de confiança para ser o Encarregado, existem os 'fiscais' ou 'líderes' de equipe. Mas em ambos os casos é comum que esses níveis sejam ocupados por funcionários da produção, que acabam se destacando, pois é necessário certo conhecimento do trabalho e perfil de liderança para tais cargos.

Outro setor que existe dentro de uma resinagem é o dos 'mensalistas', o tratorista e os ajudantes, que se ocupam com a remoção e carregamento dos tambores colhidos, entre outros serviços gerais. 

Com a nova legislação trabalhista surgiu também o posto de Técnico de Segurança do Trabalho, que atua juntamente com os funcionários para promover a segurança e higiene no trabalho.

Algumas empresas, também possuem Técnicos Florestais, e Engenheiros Florestais próprios ou terceirizados.

É possível dentro das empresas de resinagem o trabalhador que inicia na produção, ser promovido para cargos de confiança e liderança, dependendo de seus méritos e atitudes.

Em outros países, principalmente na Europa, a profissão de resineiro é mais antiga, como em Portugal, Espanha, França, Russia, Áustria, entre outros. Porém com a entrada de países asiáticos no mercado, houve uma diminuição sensível no número de resineiros nesses países, chegando até mesmo a desaparecer. Muitos optaram por outras profissões, mas ainda existem remanescentes em alguns lugares.

Hoje há um movimento que busca a retomada do setor em vários países, como fator para auxiliar a geração de empregos, amenizando os efeitos da crise atual.

Nos países asiáticos, que geralmente são bastante populosos, ainda pode-se ver os resineiros levando a produção do dia para vender na porta das fábricas, a um baixo preço. E as condições de trabalho são bastante severas e desconfortáveis, e sem os benefícios sociais e trabalhistas que temos aqui no Brasil.

Sem dúvida o Brasil tornou-se ao longo dos anos o país que proporciona as melhores condições de trabalho aos resineiros, bem como os salários pagos pela produção, benefícios sociais, fatores de segurança e higiene do trabalho, possibilidades de crescimento, e estabilidade.

O sistema adotado aqui, proporciona a melhor produtividade de resina por hectare/ano, e a melhor produtividade por homem/hectare. Sendo o sistema mais eficiente e o mais eficaz. 

Com o crescimento econômico do Brasil na última década, e plantios de novas florestas de pínus resinífero, temos condições de expandir o setor e criar milhares de novos postos de trabalho, e competir com melhores perspectivas, e ganhar mais espaço no cenário internacional dos Pine Chemicals. 

 

O que é a resina de Pinheiro?

A resina do pinheiro é um líquido viscoso que é excretado pelo pinheiro para selar e proteger qualquer ferida no pinheiro. É de uma cor amarelo acastanhado e no contacto com o ar torna-se duro e forma uma crosta quebradiça e pegajosa. Resina fossilizada é conhecida como âmbar e é considerada uma pedra semi-preciosa.

 


 

A resina de pinheiro é usada em …

A resina é principalmente utilizada para a produção de aguarrás e pês. A aguarrás é utilizada para diluir e dissolver tintas e vernizes, em graxa de sapato e lacre. É também juntada a muitos produtos de limpeza devido as suas propriedades anti-sépticas e o seu perfume a pinheiro. O pês é utilizado em cola de papel e na fabricação de sabão, vernizes e tintas e talvez a utilização mais conhecida seja para os arcos de instrumentos musicais de corda como o violino. A vulgar resina de pinheiro era no passado utilizada nas embarcações de vela para as impermeabilizar. Também tem propriedades medicinais: sabe-se que é anti -patogénica (isto é a função principal para o pinheiro) e foi durante anos utilizada para esfoladelas e feridas, como tratamento contra piolhos, misturada com gordura animal para massajar no peito, ou para inalar contra doenças nasais e de garganta. No passado era aplicada em cubos de açúcar ou em mel como tratamento contra parasitas intestinais e remédio geral para tudo. É também um estimulante, um diurético, um adstringente e um anti-espasmódico. (Porém deve-se tomar em conta que o seu vapor pode queimar a pele e os olhos, prejudicar os pulmões e o sistema nervoso central quando inalada e causa insuficiências renais quando ingerida).

 


 

 

 

Algumas ferramentas usadas pelos resineiros:

 


 


This page was generated by GeoPT Listing Generator
Flag Counter

Additional Hints (Decrypt)

enfgrvevaun, 1 zrgeb qb rfgenqãb, aãb cerpvfn fr niraghene

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

380 Logged Visits

Found it 367     Didn't find it 3     Write note 5     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 31 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 9/19/2017 9:42:32 AM Pacific Daylight Time (4:42 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page