
Atenção
Alerto para o facto de essa ser uma área de nidificação de cagarros e outras aves marinhas que aproveitam essas estruturas para construir os seus ninhos. É conveniente que em épocas de nidificação (Março a Junho) e épocas de desenvolvimento dos juvenis dessas espécies (Junho a Outubro), esse local seja visitado com alguma prudência, evitando a perturbação dentro e nas imediações das cavidades na rocha.
Este canal lávico situa-se junto à linha de costa, entre o Farol da Ponta Barca e a Baía da Vitória. Estas lavas são pertencentes ao Complexo Vulcânico da Vitória – Vulcão Central, Unidade da Vitória (definido por Gaspar,1996 -"ilha Graciosa, Historia Vulcanológica e avaliação do Hazard"- tese de doutoramento, UAC). A Unidade da Vitória é constituída por escoadas lávicas e piroclastos basálticos provenientes de erupções vulcânicas monogenéticas, de estilo estromboliano e/ou havaiano, cujo acumular dos produtos vulcânicos deu origem à extensa plataforma que constitui toda a parte NW da ilha. São exemplos desses edifícios vulcânicos estrombolianos os “Picos” (cones de escórias) das Bichas, Barroso, Jardim, Brasileira, Barcelos etc.
.
Canal Lávico
Junto ao canal encontram-se também alguns pequenos tubos lávicos (canais fechados, com teto). O processo de formação é idêntico mas, neste caso, ao invés de se proceder a “céu aberto” toda a superfície da lava arrefece criando uma carapaça solidificada, mantendo-se o interior quente e fluido, permitindo a canalização da lava ao longo do interior do tubo e a sua progressão desde o foco eruptivo até à frente da escoada lávica.
SOBRE A CACHE
Seguindo a pista não e preciso dizer muito mais.
Devem levar material de escrita para fazer o log.
Boa caça e obrigado por descobrirem.