Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More

Traditional Geocache

Feitos e o menir

A cache by mylo xyloto Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/28/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



FEITOS

       Feitos fica na encosta do monte Sªº Gonçalo com 480 m de altura e virada ao mar, no qual se vê Esposende e Fão.                                                                      

Lateralmente encontra-se também o monte São Mamede e o da Serra.                
Do cimo destes montes a vista alcança o infinito, como os montes do Gerês, Sameiro, Sª Luzia, Povoa do Varzim e o mar numa grande extensão.                 
Feitos é atravessada pela estrada nacional 103 e fica a 7 km de Barcelos, 10 de Esposende e 22 de Viana do Castelo.                                                                      
Feitos fica rodeado pelas freguesias de Fragoso, Palme, Vila Cova, Vilar do Monte, e Tamel Sta Leocádea. No passado, Feitos vivia da pastorícia, e da agricultura com os seus rebanhos de ovelhas e cabras, onde de manhã cedo ao som de um toque agudo os proprietários dos gados soltavam os mesmos para os caminhos aí o pastor do dia, ou seja a pessoa que estava destinada a guardar os rebanhos nesse dia os encaminhava para os montes até ao fim do dia. Aqui a maioria dos habitantes tambem cultivavam o linho que depois de semeado e ter produzido era arrancado tirada a semente demolhado no ribeiro durante 9 dias e secado ao sol tambem durante 9 dias era apanhado e levado a um moinho próprio para se tirar a fibra para se espadelar e fiar para depois ser tecido aonde era produzido os panos e bordados de linho.
 Junto ao ribeiro existiam 12 moinhos de água que pertenciam a vários proprietários que moíam o milho para ter a farinha para os animais e para cozer a broa de milho.
 Hoje em dia não funciona nenhum moinho e também não se cultiva o linho.
A freguesia de Feitos anteriormente Santiago de Enxate, nos fins do século dezasseis e princípios do dezassete começaram a estender se mais para norte por ser mais solhoso e mais seco. Em 1689 era benzida a nova igreja que tinha sido transladada do lugar da seara para o lugar que se encontra se hoje, com a mudança da igreja tambem vieram varias imagens como a Sra. Da guia, Sr. Crucificado, a Sra. das dores e a Sra. do Rosário. Passaram alguns anos e imagens estas, que ainda se encontravam nos altares da igreja excepto a Sr.ª do Rosário que esta depois de ser dada como degradada, foi arrumada para ser mais tarde queimada como de costume nessa época, só que quando foram buscar ela encontrava-se totalmente renovada e em bom estado, e por esse motivo chamaram-lhe desse momento de Sr.ª dos Milagres que se venera ainda hoje nesta freguesia no segundo Domingo de Agosto.
Na construção da actual igreja construirão também um torreão com dois sinos que mais tarde em 1934 foi concluída a torre existente que com três sinos e um relógio que tocava o sino todas as horas e meias horas.
Em 1939 foi construído o cemitério paroquial que mais tarde foi ele também aumentado para as dimensões actuais, pois antes disso os corpos eram depositados no adro e dentro da igreja.
Na década de 80 foi esta mesma igreja remodelada, e aumentada lateralmente na parte da capela-mor. No exterior também foi alargado o adro que ficou com mais espaço e mais assecível.
Feitos é atravessada pela antiga estrada Real Porto a Santiago de Compostela, esta estrada bifurcava em dois ramais no início da freguesia e juntava no fim desta, uma destas passava junto à Fonte dos Mortos e mais curta mas, no Inverno quase intransitável pela abundância das águas, a outra passava junto à actual igreja paroquial mais longa, mais agreste, mas mais seca. Nesta estrada existia um nicho de alminhas que ainda existe. Na outra via junto à fonte dos mortos existia umas alminhas e uma forje que depois da abertura da Estrada Nacional 103 foram mudadas para junto desta e as alminhas actualmente ainda existe. Aqui passaram vários Reis e Rainhas sendo uma das últimas a passar D. Maria II numa litreira puxada por dois cavalos e onde as pessoas deslocavam-se às bermas para verem passar o cortejo real.
  Feitos no princípio do séc. XX tinha uma elevada taxa de analfabetos, os que sabiam ler e escrever ensinavam os seus familiares e outros recorriam a escolas das freguesias vizinhas só mais tarde em 1931 foi inaugurada a primeira escola bem no centro da freguesia, onde as crianças a começaram a frequentar. Em 1959 foi inaugurada a nova escola de uma sala no alto das cruzes, e no ano 1980 foi aumentada para duas salas.
Feitos actualmente vive da construção civil e têxtil. Na freguesia existem algumas micro-impresas, também existe uma mercearia e dois cafés. Um destes é o café do Galo onde no seu exterior se encontram várias esculturas das quais sai um enorme galo conhecido Mundialmente.

 

A CACHE

Coloca-te ao lado do menir. Ter atenção aos vizinhos e não estragar nada. Sejam o maximo discretos, deixem a cache escondida
A CACHE NÃO ESTA NO MURO, NÃO É PRECISO MEXER EM PEDRAS NEM PISAR VEGETAÇÃO.





Additional Hints (Decrypt)

Rfgbh n ire b zne (prageb)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

148 Logged Visits

Found it 128     Didn't find it 6     Write note 5     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 1     Update Coordinates 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 18 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:17:54 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:17 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page