Skip to content

<

Bombeiros Voluntários VFX

A cache by nunomcsoares_team5 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/01/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Bombeiros Voluntários de VFX

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, com 126 anos de existência, foi fundada em 1 de Maio de 1882 por um grupo de 32 Vilafranquenses, dinamizados pelo Senhor Artur César Pereira, que viria a ser o seu primeiro Presidente, mantendo desde essa data actividade ininterrupta.

     Ainda em 1882, concluem o projecto dos Estatutos que viriam a ser aprovados por alvará do Senhor Governador Civil de Lisboa em 4 de Janeiro de 1883.

     Nesse mesmo ano, é constituído o Corpo de Bombeiros, comandado pelo Senhor Eduardo Eloy da Cunha Queiroz, servindo de aquartelamento uma arrecadação do rés/chão do edifício da Câmara Municipal.

     Do material e equipamento utilizado na época, salientamos a existência de uma bomba de caldeira actualmente no museu da Associação. 

    A 7 de Agosto de 1932, o Corpo de Bombeiros transfere o aquartelamento para um barracão existente no local onde ainda hoje se encontra, nascendo, dessa forma, o primeiro Quartel de Bombeiros de Vila Franca de Xira.

     Essas instalações que se mantiveram operacionais ate 1966, foram transformadas e inauguradas no dia 27 de Novembro de 1966, no mesmo local, permanecendo até aos dias de hoje a servir de Quartel-Sede da Associação, perfazendo desse modo, 32 anos de existência.

     Naturalmente que em 1932, dadas as condições urbanísticas e os equipamentos existentes para proceder as intervenções no socorro, a definição do local para a implantação do quartel não carecia de estudos aprofundados como mais recentemente passou a ser indispensável, o Quartel no centro da Localidade.

     Em 1990, após obtenção do terreno cedido pela Câmara Municipal que a Direcção da Associação inicia um processo de candidatura, para construir um novo Quartel-Sede.

     Em 29 de Junho de 2003,é inaugurado o actual Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira na Rua António Lúcio Batista, uma obra que a todos orgulha e que, face às condições existentes, é local de permanente convívio e confraternização dos nossos Bombeiros.

A CACHE NÃO SE ENCONTRA DENTRO DO RECINTO DOS BOMBEIROS

Fonte : http://bvvfxira.no.sapo.pt/

 



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)