CicloRia - Linha das Praias
O projecto ‘CicloRia’ foi criado com o objectivo de promover uma rede (material e imaterial) de promoção e desenvolvimento da mobilidade ciclável com motivação de lazer e turismo na Ria de Aveiro, numa primeira fase dirigida aos municípios da Murtosa, Ovar e Estarreja.
Esta ligação entre Esmoriz e a praia do Furadouro que agora se encontra em fase de conclusão constitui a 1ª fase de um circuito mais completo - a linha das praias - que percorrerá a faixa litoral de Esmoriz a São Jacinto, numa extensão total de 32Km.
O percurso que até ao Furadouro acompanha a Rua da Floresta e a Avenida da Nato é uma pista para peões e bicicletas com alguns pequenos troços no habitual passadiço de madeira. A pista atravessa um extenso pinhal de terrenos arenosos num paisagem típica de mata atlântica.
#5 - Área Militar
O Aeródromo de Manobra Nº 1 (AM1) da Força Aérea está localizado em Maceda - Ovar, 30 Km a Sul da cidade do Porto. A sua construção iniciou-se por fases, em 1957, tendo ficado concluída em 1966.
Inicialmente, a infraestrutura teve como finalidade proporcionar facilidades de estacionamento e apoio a aviões de Patrulhamento Marítimo da NATO, em caso de guerra (Guerra Fria).
Em 2 de abril de 1965 foi atribuída à Força Aérea a responsabilidade da manutenção e operação do AM1/INOVAR. É esta a data que, desde 1980, tem vindo a ser comemorada como «O DIA DA UNIDADE».
No 2004 é implementado no AM1 um Centro de Divulgação da Defesa Nacional. É através deste Centro que longas centenas de jovens, de ambos os sexos, da zona Norte do país têm o primeiro contacto com a realidade da Defesa Nacional, das Forças Armadas Portuguesas e da Força Aérea em particular.
Em 2005, por ocasião das comemorações do Dia da Unidade, foi inaugurado noAM1 o Pólo do Museu do Ar, no Norte do país. O Museu apresenta um espólio apreciável composto por diversas aeronaves, veículos de apoio diverso e um vasto conjunto de outros equipamentos/materiais relacionados com as mais diversas áreas de operação da Força Aérea Portuguesa. Esta Infra-estrutura encontra-se aberta ao público, sendo um pólo de atração para visitantes das mais diversas nacionalidades.
Em 2010 acolheu, como Unidade da Host Nation, diversos treinos da Esquadra do F-16MLU, com vista ao FORCEVAL da NATO que decorreu em Março de 2011, para certificação das componentes Operacionais, Logística e Force Protection da Esquadra 301para fazer face aos compromissos internacionais assumidos.
Na vertente do apoio a missões de interesse público, o AM1 acolhe, há vários anos, o destacamento permanente de um ALIII da ESQ 552 da BA11, para Busca e Salvamento na zona Norte do país bem como tem servido, sempre que necessário, de base a meios aéreos dedicados a operações de combate a incêndios florestais. Da mesma forma, tem apoiado missões de transporte de equipas médicas de recolha de órgãos para transplantes urgentes na zona Norte do país.
[adaptado de: http://www.emfa.pt/www/unidade-22-aerodromo-de-manobra-n-1]
A Cache
Esta é a cache #5 de um conjunto de 7.
- Contém apenas logbook com stashnote. Devem levar algo para escrever.
- Descrição e cuidado na abordagem ao GZ.
- Cuidado no manuseamento do container e recoloquem-no correctamente no seu local.