Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More

Traditional Geocache

GeoTour VNGaia - Mafamude

A cache by Geocachers de Gaia Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/27/2012
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A povoação de Mafamude é já documentada como tal no início do século X, na doação que o rei de Leão D. Ordonho II fez em 922 da vila de Portucale, aí delimitada entre Mafamude e Coimbrões (Colimbrianos), ao sul do Douro, no sítio da antiga Cale (hoje Gaia, Gallia na doação). O árabe Mahmud ou Mahamuti que deu o nome ao lugar especula-se que possa ser o rei mouro que a célebre Lenda de Gaia chama Abencadão, o que remeteria a fundação de Mafamude para meados do século IX.

 

Sabe-se que D. Ordonho II chegou a ter paço em Mafamude, sendo certamente no lugar de Paços de Rei, que era o mais central da freguesia, próximo da igreja matriz. Aí nasceu a antiga quinta de Paços de Rei e o lugar onde poderiam estar alguns vestígios dos paços de D. Ordonho está hoje por baixo dos novos acessos que ligam o centro de Gaia à ponte do Freixo. A velha quinta de Paços de Rei, muito diminuída por vendas, passou depois a chamar-se quinta de Feijô e foi do filósofo Eduardo Abranches de Soveral. Na aldeia de Pedras existiam também umas pedras lavradas antigas, que terão dado nome ao lugar. Na guerra civil, os Miguelistas instalaram aí uma bateria, para bombardear o mosteiro da Serra do Pilar, e serviram-se destas pedras. Mas toda a freguesia é muito antiga e terá naturalmente muitos restos arqueológicos. Os paços de D. Ordonho, a existirem, mais provavelmente terão sido em Paços de Rei, como o nome indica, concretamente no local popularmente chamado Cova da Moura, justamente em Paços de Rei, hoje por baixo dos acessos à ponte do Freixo, como ficou dito.

 

Mafamude continua a ser bem documentada ao longo de toda a Idade Média e Renascimento. Documenta-se, por exemplo, que em 1292 era o rei que apresentava o abade de S. Cristóvão de Mafamude. No início do século XVIII, o Padre António Carvalho da Costa, na sua Corografia Portuguesa (1706 - 1712), diz que S. Cristóvão de Mafamude tinha 101 visinhos. Em meados desse século, as chamadas 'Memórias Paroquiais de 1758' permitem traçar um mais rigoroso retrato da freguesia, feito pelo abade local António José de Moura, que o assinou a 18 de Abril de 1758. Diz ele, nesse relatório, que a freguesia de S. Cristóvão de Mafamude ficava na província da Beira, no bispado da cidade do Porto, na comarca da Feira, e pertencia ao termo da dita cidade do Porto. Acrescenta que Mafamude estava então dividida por cinco senhores: a marquesa de Abrantes; o reguengo de Gaia a Pequena, de que então era senhor Diogo Leite Pereira, fidalgo da Casa Real e morgado de Campo Belo; o mosteiro da Serra dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho (Serra do Pilar), o Cabido da Sé do Porto e a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

 

Quanto à população, ficamos por este relatório a saber que em 1758 Mafamude tinha 340 vizinhos e, no geral, aí viviam 1.328 pessoas. A freguesia era então constituída por 23 aldeias ou lugares, a saber (grafia actualizada): Laborim de Cima e de Baixo, Oleiros, Venda, Rasa, Santo Ovídio, Telhado, Agueiro, Trancoso, Paços de Rei, Zenhas, Pedras, Casal, Bandeira, Palhacinhas, Cravel, Pedrouces, Forneiro, Crasto, Monte Pequeno, o Arco, a Bouça e o Tornete.

 

Refere também que, além da matriz, dedicada a São Cristóvão, existiam então duas capelas na freguesia, ambas da paróquia: a do Padrão e a de Santo Ovídio.

 

Diz ainda que a freguesia estava sujeita ao juiz de fora, Senado da Câmara e mais justiças da cidade do Porto, bem assim como ao governador de armas desta cidade.

 

No censo demográfico mandado fazer entre 1776 e 1778 por Pina Manique, Mafamude tinha 609 fogos (casas/famílias).

 

Esta cache faz parte de um conjunto de 24 caches, que têm como objectivo dar a conhecer o Concelho de Vila Nova de Gaia. 

Arcozelo - http://coord.info/GC43AM8

Avintes - http://coord.info/GC42WRC

Canelas - http://coord.info/GC42WT4

Canidelo - http://coord.info/GC42WTY

Crestuma - http://coord.info/GC43207

Grijó - http://coord.info/GC42WV5

Gulpilhares - http://coord.info/GC42Y8T

Lever - http://coord.info/GC43AMX

Madalena - http://coord.info/GC43B3V

Mafamude - http://coord.info/GC43B46

Olival - http://coord.info/GC42YA8

Oliveira do Douro - http://coord.info/GC42YB4

Pedroso - http://coord.info/GC42YBZ

Perosinho - http://coord.info/GC43215

Sandim - http://coord.info/GC4324X

Santa Marinha - http://coord.info/GC43461

S. Pedro da Afurada - http://coord.info/GC43AKH

São Félix da Marinha - http://coord.info/GC4347B

Seixezelo - http://coord.info/GC43DK9

Sermonde - http://coord.info/GC43AK8

Serzedo - http://coord.info/GC43AHX

Valadares - http://coord.info/GC43DK0

Vilar de Andorinho - http://coord.info/GC42Z6A

Vilar do Paraíso - http://coord.info/GC42Z5M

 


This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Zntaégvpn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

225 Logged Visits

Found it 183     Didn't find it 27     Write note 3     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 5     Owner Maintenance 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 9 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:55:21 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:55 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page