Fundada a 6 de Outubro de 1874, a Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense (SFRA) é uma Instituição de utilidade pública com um passado digno de ser incluído na história da cultura do país.
A sua primeira sede situou-se na Calçada do Terreirinho, na parte alta da então Vila de Alverca. Por volta de 1895 nasceu a Banda Filarmónica, também já centenária, ainda hoje o porta-estandarte da Instituição.
Com a inauguração do Cine-teatro de Alverca em 1933, a Sociedade Filarmónica passou a dispor de condições para alargar as suas actividades. A Banda de Música tem sido, desde sempre, o enlevo e a projecção desta Colectividade e conta na sua vasta história com tempos áureos, como a participação da sua Banda Filarmónica no célebre filme português “Aldeia da Roupa Branca”.
Em 1967, por dificuldades financeiras, a SFRA vendeu a sua sede a uma empresa cinematográfica, interrompendo as suas actividades. Em 1980 reorganizou-se e com a colaboração da Autarquia reinstalou-se em sede provisória situada no Parque 25 de Abril em Alverca.
A 31 de Maio de 2003, a Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense inaugurou a sua nova Sede Social, dando nome à Praça onde está sedeada. Possui hoje, sem sombra de dúvida, um dos melhores e mais modernos auditórios do País, para além de outros espaços. Esta obra constitui um orgulho para a Cidade de Alverca.
Hoje, a Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense é uma referência para a população alverquense e concelhia, permitindo o convívio entre crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, nas diversas actividades que promove.
|