Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
<

Carreiros do Monte

A cache by claudiodinarte Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 1/31/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache pretende dar a conhecer uma das mais antigas profissões da Madeira, na área do turismo: Os Carreiros do Monte. 

Estes são os homens que conduzem o meio de transporte mais pitoresco da Ilha da Madeira: os “carros de cesto”, também chamados de “tobogãs”, devido à aproximação ao termo inglês «toboggan», que apesar de ter diversas traduções, tem neste caso aproximação ao denominado trenó.



Os carros de cesto do Monte têm origem no séc. XIX, por volta de 1850, época em que os cestos eram usados pelos habitantes por ser efectivamente um meio de transporte veloz entre o Monte e a cidade do Funchal. Nesta época, o Monte, era já um dos locais de eleição da ilha, escolhido pela nobreza e homens de negócio e também pela rica comunidade britânica. Sobranceiro ao centro do Funchal, por acessos bem inclinados, para o Monte seguia-se a pé, em rede ou de bicicleta, até à chegada do desejado caminho de ferro e elevador. (http://coord.info/GC3YPB8)


 
O Cesto é constituído por uma cadeira de vimes com o assento e as costas estofadas, com espaço para dois ou três passageiros. Controlado por dois homens, os intitulados Carreiros, vestidos com o típico traje branco e chapéu de palha que usam as próprias botas como travões e cordas como tracção. Antes da viagem as plataformas onde assentam os cestos são engraxadas com sebo para que os cestos consigam alcançar uma certa velocidade.


Hoje em dia, os Carreiros estão organizados, tendo se tornado esta um atracção turística quase obrigatória para quem visita a ilha. Todos os anos milhares de turistas querem fazer a emocionante experiência do passeio pelas estreitas, sinuosas e inclinadas ruas, do percurso que outrora ligava o Monte ao Funchal, mas que actualmente faz-se apenas até ao Livramento, sendo que a viagem dura cerca de 6/7 minutos num percurso total de 1,4 km, podendo atingir velocidades de 48km/hora.
 


A partida dos carros de cesto encontram-se perto das escadas que conduzem a Igreja de Nossa Senhora do Monte. Podendo fazer outras caches nas redondezas.

A cache

Esta pequena multi tem uma extensão total de 1.7km se for efectuada pelo mesmo percurso dos carreiros. Deixo que cada um escolha o meio de transporte que vai utilizar, aconselho carro, moto, ou mesmo de carro de cesto. Recaindo a escolha no percurso a pé, é de referir que embora seja curto é desgastante por ser sempre a descer.

Na stage 1 encontra uma placa com o texto: «A XX M acesso à Igreja e hotel»  XX=A


Na stage 2 encontra uma fonte com um número no top que corresponde a B





Final stage:  N 32° 39.(750+A+B) W16° 54.(210+A+B) 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

202 Logged Visits

Found it 168     Didn't find it 10     Write note 6     Archive 1     Temporarily Disable Listing 6     Enable Listing 5     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 3     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 23 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.