
Bilhó localiza-se no extremo este de Mondim de Basto, concelho a que pertence, na margem esquerda do Rio Cabril, entre as serras da Toutuça e da Coriscada. Detentora de uma área de 2.884 hectares, que agrega ainda os lugares de Anta, Bobal, Cavernelhe, Covelo, Pioledo, Travassos e Vila Chã, a freguesia de Bilhó tem como limites os concelhos de Ribeira de Pena e de Vila Real.
A existência de vestígios de construções dolménicas e de necrópoles são a prova de que este local foi habitado desde o segundo milénio antes de Cristo, e que os povos por aqui continuaram durante o primeiro milénio antes de Cristo. Assim sendo, o povoamento inicial destas terras ter-se-á efetuado a partir de uma dessas fortificações castrejas.´
Esta acolhedora freguesia de Bilhó é possuidora de um valioso património natural, arqueológico e arquitetónico, do qual se destaca a Capela de Nossa Senhora do Amparo.
Localizada em Pioledo terá sido construída a 24 de Outubro de 1753. Capela setecentista com teto de madeira. Apresenta interior em cantaria de granito e retábulo neobarroco de talha policroma, com apontamentos dourados.
A cache:
Contém logbook, stashbook. Levem com que escrever. Por favor coloquem da mesma forma como a encontraram, e sempre que possível façam C.I.T.O. (cache in trash out)