Skip to content

<

Porto Challenge - Baião

A cache by MauricioM Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/28/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Porto Challenge - Baião

Baião é uma vila portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 3 200 habitantes.
É sede de um município com 175,71 km² de área e 20 522 habitantes (2011),[1] subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Amarante, a leste pelo Peso da Régua e por Mesão Frio, a sul por Resende e Cinfães e a oeste pelo Marco de Canaveses.

Baião é o concelho com maior percentagem de área verde e floresta em todo o distrito do Porto (63,5 por cento do território) e possui no seu território recursos naturais de rara beleza, tais como a Serra da Aboboreira, a Serra do Marão, a Serra do Castelo de Matos ou os rios Douro, Teixeira e Ovil.
Para além do conjunto megalítico composto pelas Serras da Aboboreira e do Castelo de Matos, onde possui o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira (CASA) com mais de cinco mil anos de povoamento ininterrupto, possui algumas espécies faunísticas únicas em toda a Península Ibérica e ainda preserva entre 30 a 40 por cento de algumas espécies animais e vegetais existentes em todo o território português. Neste âmbito, merece ainda destaque o Convento de Santo André de Ancede (1113 d.C.), anterior à fundação da nacionalidade portuguesa, cuja influência social e económica durante o período medieval se fazia sentir numa extensão que ia do Porto à Régua.
No âmbito literário, há que referir que Soeiro Pereira Gomes é natural da freguesia de (Gestaçô), concelho de Baião, e que o escritor Eça de Queirós se inspirou nas suas gentes, nas suas paisagens, nos usos e costumes locais, numa das suas obras mais conhecidas: A Cidade e as Serras. A Quinta de Vila Nova, em Santa Cruz do Douro, Baião, é hoje conhecida por «Casa de Tormes» e a estação de comboio de Aregos foi rebaptizada com o nome de «Tormes».
António Mota, escritor cimeiro a nível nacional no âmbito da literaruta infanto-juvenil, reconhecido e diversas vezes premiado, nasceu (16 de Julho de 1957) em Vilarelho, na Freguesia de Ovil. O seu livro Outros Tempos (2006), escrito para adultos, com ilustrações da arquitecta baionense Marta Lemos, é uma obra incontornável para quem queira conhecer o modo como vivia o povo das zonas interiores nos meados do século XX.
Na gastronomia, O concelho de Baião é famoso pela qualidade das suas carnes, designadamente, o fumeiro e o anho assado e pelos seus vinhos. Com vista a preservar os métodos de produção tradicionais destas carnes e a valorizar a qualidade dos vinhos de Baião, a Câmara Municipal promove anualmente duas iniciativas gastronómicas. Visitadas por milhares de pessoas, provenientes de vários pontos do País, a primeira, designada «Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa», realiza-se em Março ou inícios de Abril e a segunda, conhecida por «Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno», em finais de Julho. Paralelamente a estas iniciativas, ocorre uma mostra de vinhos e artesanato, com especial ênfase para a cestaria e para as famosas bengalas de Gestaçô, para a doçaria tradicional, com destaque para o Biscoito da Teixeira, e para a música tradicional da região.

A Cache

Esta cache tem como objectivo homenagear os Bombeiros voluntários de Baião, pelo excelente trabalho que executam ano após ano, e verão após verão, sempre em prol de uma população, de uma região, e que comemoraram em 2012 50 anos da sua existência, sendo esta presenteada com a Medalha de Ouro do Município de Baião.

Porto Challenge

Dentro da cache, além dos objectos habituais, vai encontrar uma folha especial com um número. Por favor anote este número e o nome da cache. Juntando todos os códigos das 18 caches parciais, conseguirá obter as coordenadas da localização da cache final Porto Challenge: Bónus, que está escondida algures no Distrito do Porto.

Image and video hosting by TinyPic
Para dúvidas ou esclarecimentos relativos ao projecto global das caches Porto Challenge, pode contactar os responsáveis pelo projecto: Geo Invicta.


Image and video hosting by TinyPic

O Porto Challenge é composto pelas seguintes 18 caches:

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.