Ovar foi sempre uma terra sossegada e calma. Os “sinais exteriores” de desassossego que caracterizam a vida moderna chegaram à cidade há relativamente pouco tempo. Até há quarenta anos, ou menos, discotecas e bares não os havia, e mulheres nos cafés, à noite, contavam-se pelos dedos. Apenas em duas ocasiões excepcionais o bulício do “mundanismo” fazia a sua efémera aparição anual na praia, no Verão, e no carnaval, no Inverno.
Nesses tempos, diz-se que os vareiros, eles e elas, perdiam alguma vergonha no carnaval. De certo modo assim era, porque até onde a memória nos leva, vemos o Carnaval de Ovar como a válvula de escape da loucura que os vareiros domavam dentro de si. E durante os três dias e as três noites, longas quanto baste, que antecedem a quarta-feira de cinzas, eles e elas trocavam entre si as momices que a quadra exigia…e que a moral só permitia nessa quadra.
Após 1945, termo da II Grande Guerra, nos vários bairros, começaram a organizar-se grupos de amigos e conhecidos, primeiro porque, em grupo a vergonha era mais fácil de perder, depois porque o número aumentava a força. As rivalidades foram aguçando artes e engenhos. Começaram a aparecer os carros dos bairros e a fama do Carnaval de Ovar correu célere. As ruas do centro da então Vila enchiam-se de gente no Domingo Gordo e na Terça-feira seguinte.

Em 1952, acontece a primeira edição do Carnaval organizado, desde então que o Carnaval de Ovar é um dos maiores acontecimentos turísticos da região atraindo, anualmente, centenas de milhares de visitantes.
A preparação dos desfiles envolve durante todo o ano, os figurantes e suas famílias que executam, eles próprios, as máscaras, fantasias, adereços e carros alegóricos. Durante cerca de um mês, multiplica-se a loucura e as iniciativas que culminam no Desfile de mais de 2000 foliões distribuídos por Grupos e Escolas de Samba. O colorido, a fantasia. O ritmo, o humor e a alegria do Carnaval invadem as ruas da cidade.
Sentir o prazer do Carnaval de Ovar, a Vitamina da Alegria, é contagiante, irresistível e imperdível.

Grupos de Carnaval e Escolas de Samba do Desfile’13:
Costa de Prata
Condores
Lavados do Diabo
Palhacinhas
Pinguins
Garimpeiros
Charanguinha
Melindrosas
Catitas
Vampiros
Pindéricos
Zuzucas
Juventude Vareira
Xaxas
Marroquinos
Barulhentas
Marados
Não-Precisa
Kan-Kans
Pierrots
Bailarinos
Hippies
Joanas d’Arco da Velha
Carrucas
A cache:
Esta cache é uma nano e encontra-se no Largo onde estão as estátuas comemorativas do Carnaval de Ovar...divirtam-se e aproveitem o espaço.