Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Archived (a tempo do Carnaval)

More
<

Carnaval de Ovar

A cache by nipetuno Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 1/30/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 
Ovar foi sempre uma terra sossegada e calma. Os “sinais exteriores” de desassossego que caracterizam a vida moderna chegaram à cidade há relativamente pouco tempo. Até há quarenta anos, ou menos, discotecas e bares não os havia, e mulheres nos cafés, à noite, contavam-se pelos dedos. Apenas em duas ocasiões excepcionais o bulício do “mundanismo” fazia a sua efémera aparição anual na praia, no Verão, e no carnaval, no Inverno.

Nesses tempos, diz-se que os vareiros, eles e elas, perdiam alguma vergonha no carnaval. De certo modo assim era, porque até onde a memória nos leva, vemos o Carnaval de Ovar como a válvula de escape da loucura que os vareiros domavam dentro de si. E durante os três dias e as três noites, longas quanto baste, que antecedem a quarta-feira de cinzas, eles e elas trocavam entre si as momices que a quadra exigia…e que a moral só permitia nessa quadra.

Após 1945, termo da II Grande Guerra, nos vários bairros, começaram a organizar-se grupos de amigos e conhecidos, primeiro porque, em grupo a vergonha era mais fácil de perder, depois porque o número aumentava a força. As rivalidades foram aguçando artes e engenhos. Começaram a aparecer os carros dos bairros e a fama do Carnaval de Ovar correu célere. As ruas do centro da então Vila enchiam-se de gente no Domingo Gordo e na Terça-feira seguinte.

 

Em 1952, acontece a primeira edição do Carnaval organizado, desde então que o Carnaval de Ovar é um dos maiores acontecimentos turísticos da região atraindo, anualmente, centenas de milhares de visitantes.
 
 
  

A preparação dos desfiles envolve durante todo o ano, os figurantes e suas famílias que executam, eles próprios, as máscaras, fantasias, adereços e carros alegóricos. Durante cerca de um mês, multiplica-se a loucura e as iniciativas que culminam no Desfile de mais de 2000 foliões distribuídos por Grupos e Escolas de Samba. O colorido, a fantasia. O ritmo, o humor e a alegria do Carnaval invadem as ruas da cidade. 
 
          
 

Sentir o prazer do Carnaval de Ovar, a Vitamina da Alegria, é contagiante, irresistível e imperdível.




Grupos de Carnaval e Escolas de Samba do Desfile’13:

Costa de Prata
Condores
Lavados do Diabo
Palhacinhas
Pinguins
Garimpeiros
Charanguinha
Melindrosas
Catitas
Vampiros
Pindéricos
Zuzucas
Juventude Vareira
Xaxas
Marroquinos
Barulhentas
Marados
Não-Precisa
Kan-Kans
Pierrots
Bailarinos
Hippies
Joanas d’Arco da Velha
Carrucas

A cache:
Esta cache é uma nano e encontra-se no Largo onde estão as estátuas comemorativas do Carnaval de Ovar...divirtam-se e aproveitem o espaço.  

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

108 Logged Visits

Found it 75     Didn't find it 23     Write note 2     Archive 1     Needs Archived 4     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 14 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.