Traditional Geocache

Ermida de Santa Clara

A cache by Wild_Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 2/6/2013
In Beja, Portugal
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


*Das ermidas existentes no concelho, esta é a mais antiga.
*Foi mandada contruir em 1555 pelo 2º Conde, D. Francisco da Gama, e sua mulher D. Guiomar de Vilhena.
*A ermida, de estilo manuelino, é uma construção de planta rectangular, coroada de ameias e com contra fortes terminados em pináculos, em forma de cone.
* Na fachada destaca-se o portal, todo em pedra, com dois colunelos providos de capitéis e arco ogival com arquivolta. Por cima deste há uma fresta estreita e na parte superior da frontaria eleva-se, a meio, o campanário.

Lenda da Ermida

Nesta ermida encontram.se sepultados Gonçalo João de Cuba, lavrador nascido no lugar de Cuba em 1972 e falecido em 1557, e o seu filho Manuel Gonçalves, que foi teólogo e pregador
Sobre estes existe uma lenda que diz que o operoso lavrador deixou um dia a sua terra natal e veio viver para Vila de Frades, para o Monte da Azeiteira. O seu filho Manuel era demente e tinham que o fechar em casa para evitar desacatos. Uma vez porém deixaram-no sair e ele deambulou pelos arredores e acabou por dormir na ermida. Aí, por indicação de um mavalho que lhe apareceu, encontrou um cofre com reliquías por baixo do altar mor, e mal lhe tocou recuperou o juízo. Por sua vez, Manuel Gonçalves, recuperado do juízo desta forma milagrosa, estudou em Salamanca, onde se formou, e veio a ser teólogo, sacerdote e pregador.
O padre Pedro Lopes Pinto, primo do lavrador mandou pôr na sepultura uma pedra onde se gravou uma mão pegando num arado, símbolo da profissão, e uma inscrição que no seu final faz alusão às palavras proferidas pelo lavrador no início do seu dia de trabalho " Hei-la, em nome de Deus vamos por diante."


*A ermida tem passado por diversas vicissitudes, com arrombamentos, roubos, e devastações, por esse motivo, o interior está atualmente vazio.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

173 Logged Visits

Found it 169     Didn't find it 2     Write note 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 26 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 4/15/2017 1:14:56 PM Pacific Daylight Time (8:14 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum