Ermida de Santa Clara Traditional Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
*Das ermidas existentes no concelho, esta é a mais antiga.
*Foi mandada contruir em 1555 pelo 2º Conde, D. Francisco da Gama, e sua mulher D. Guiomar de Vilhena.
*A ermida, de estilo manuelino, é uma construção de planta rectangular, coroada de ameias e com contra fortes terminados em pináculos, em forma de cone.
* Na fachada destaca-se o portal, todo em pedra, com dois colunelos providos de capitéis e arco ogival com arquivolta. Por cima deste há uma fresta estreita e na parte superior da frontaria eleva-se, a meio, o campanário.
Lenda da Ermida
Nesta ermida encontram.se sepultados Gonçalo João de Cuba, lavrador nascido no lugar de Cuba em 1972 e falecido em 1557, e o seu filho Manuel Gonçalves, que foi teólogo e pregador
Sobre estes existe uma lenda que diz que o operoso lavrador deixou um dia a sua terra natal e veio viver para Vila de Frades, para o Monte da Azeiteira. O seu filho Manuel era demente e tinham que o fechar em casa para evitar desacatos. Uma vez porém deixaram-no sair e ele deambulou pelos arredores e acabou por dormir na ermida. Aí, por indicação de um mavalho que lhe apareceu, encontrou um cofre com reliquías por baixo do altar mor, e mal lhe tocou recuperou o juízo. Por sua vez, Manuel Gonçalves, recuperado do juízo desta forma milagrosa, estudou em Salamanca, onde se formou, e veio a ser teólogo, sacerdote e pregador.
O padre Pedro Lopes Pinto, primo do lavrador mandou pôr na sepultura uma pedra onde se gravou uma mão pegando num arado, símbolo da profissão, e uma inscrição que no seu final faz alusão às palavras proferidas pelo lavrador no início do seu dia de trabalho " Hei-la, em nome de Deus vamos por diante."
*A ermida tem passado por diversas vicissitudes, com arrombamentos, roubos, e devastações, por esse motivo, o interior está atualmente vazio.
Additional Hints
(No hints available.)