Alto do Castro de Vila Boa de Quires Traditional Cache
Alto do Castro de Vila Boa de Quires
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (not chosen)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Alto do Castro de Vila Boa de Quires
O Castro de Quires, situado perto do casal de S. Domingos, perto da partilha com o concelho de Penafiel, confirma o povoamento precoce desta freguesia.
É um reduto castrejo de grandes dimensões, que manteve até hoje grande parte das suas estruturas habitacionais e três linhas de fortificações. A sua existência é já referida por autores como Pinho Leal, José-Augusto Vieira ou mesmo o Padre Carvalho. Habitado desde o período Calcolítico, o Castro de Quires desenvolve-se num pequeno alto. Na acrópole, ainda é possível ver restos da antiga muralha.
À superfície, vêem-se alinhamentos em pedra, respeitantes a construções domésticas. Em termos de espólio, foram recolhidos fragmentos de cerâmica castreja e romana.
A Via de Castro, calçada do período romano, devia servir a população deste castro ou aquela que ocupou a zona depois do período Calcolítico. Foram registadas referências orais à sua existência, nas nunca foram detectados vestígios físicos. De resto, os vestígios arqueológicos na área da freguesia são abundantes.
No Monte de Perafita, encontra-se o sítio arqueológico de Chã de Chouçal – mamoa número 2. Utilizada para enterramento dos mortos no período Neo-Calcolítico, tem um diâmetro de cerca de vinte e cinco metros. A couraça pétrea e a cratera de violação ainda são visíveis. O sítio arqueológico da Lagarelha é composto por uma sepultura de datação indeterminada.
Não está muito longe do Castro de Quires (menos de um quilómetro para sudoeste), por isso devia estar-lhe associado. A tampa da sepultura, colocada na posição correcta, ainda se encontra em bom estado de conservação. O povoado fortificado de Castelos, no lugar do mesmo nome, foi habitado durante a Idade do Ferro. Não existem grandes informações acerca das suas características. A toponímia também remete para a grande antiguidade da freguesia.
A cache: esta cache leva-os a um ponto bem alto de Vila Boa de Quires, em que tem uma paisagem espetacular.
Espero que gostem.
A cache está dentro de um saco preto, levem algo para escrita. Não divulguem fotos ou pistas que identifique a cache, nem do local, podem colocar fotos da bela paisagem.
Não façam da natureza um caixote do lixo, cuidem dela como se fosse a vossa casa.
Additional Hints
(Decrypt)
“ Ngeáf qb crarqb pbz pbin” aãb qvihythrz sbgbf bh cvfgnf dhr vqragvsvdhr n pnpur.