Skip to Content

<

Grutas da Tufeira V2

A cache by cãodecaça Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/25/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Grutas da Tufeira


Deixar a cache como a encontraram ou melhor. Quando fizer o registo, tenha atenção no que escreve. PRESERVE A NATUREZA



Segue a lenda, que por volta de 1850, havia no pequeno lugar de A-Do-Barbas, um casal de lavradores abastados que possuíam uma linda e meiga filha, que apenas saía de casa para ir à missa e ao jardim. Feita mulher, linda e ingénua, o destino acabou por pregar uma partida à sua vida.
Num domingo qualquer, na missa semanal, os olhos da inocente menina encontraram os olhos de um rapaz sabido. A troca de olhares continuou durante várias semanas, até que o pai da menina acabou por reparar, preocupado com a situação decidiu inquirir sobre o rapaz. Acabou por descobrir, que o rapaz era de Coimbra, não tinha família e tinha um mau emprego. O pai decidiu então, antes que o diabo as fosse tecer, arranjar noivo para a sua inocente filha. Ofereceu à jovem o melhor partido da freguesia, um jovem rico com boas possibilidades de dar à jovem uma vida boa. Prontamente, a menina rejeitou o pedido de noivado arranjado pelo seu pai, uma vez que cria casar quando amasse alguém.
Os domingos foram passando, a troca de olhares continuou e a menina cada vez se sentia mais atraída pelo misterioso rapaz. Um belo domingo, o jovem deixou no banco da igreja em segredo um recado para a jovem, que combinava um encontro à meia-noite á porta do quintal da casa da rapariga. Inocente e ingénua, ela decidiu aceitar o convite e apareceu no encontro à hora marcada. O rapaz como homem que era, sabia falar muito bem e cantou a história do vigário á jovem. "És muito linda, gosto muito de ti, és um anjo... etc, etc...", latim que elas gostam de ouvir e que as convence ao fim de algum tempo.
Os encontros secretos foram se sucedendo, sem que o pai da menina suspeitasse de nada. Certa altura, a menina começou a andar meio triste, pálida e um pouco doente. Um dia o pai acabou por descobrir que a sua querida filha estava grávida e que o rapaz tinha fugido depois de ter feito amor. Completamente fora de si, o pai da jovem, chamou todos os maus nomes que se podem chamar a uma mulher e disse que nunca mais a queria ver na vida. Depois de algumas pequenas peripécias, a jovem saiu de casa expulsa por seu pai e foi viver para uma gruta na zona perto de A-Do-Barbas e da Mélvoa com o nome de "Tufeira".

Durante muitos anos a jovem foi vista por lá com a sua criança, de um momento para o outro deixou de ser vista, ninguém sabe o que aconteceu à jovem.

Foi falado à uns anos atrás a gruta foi estudada por um grupo de arqueólogos e espeleólogos mas o estudo foi abandonado sem nada se saber. Esperamos que voltem novamente. Até que isso aconteça, o local é meramente conhecido pelas pessoas da terra.

Como chegar:

Deixar o carro estacionado no local indicado e prosseguir a pé pelos waypoints indicados.

Cache:
No fim de chegar às coordenadas, é só procurar
Caches próximas:
Ponto da Mélvoa
Corno de Cabra Adventure
A Desconhecida
G.D.R.Pisoense
Parque Nascentes das Loureiras

Translation

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

144 Logged Visits

Found it 131     Didn't find it 8     Write note 3     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 45 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.