Astérix, é uma série de histórias aos quadrinhos criada em França por Albert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959. Após o falecimento de Goscinny, Uderzo prosseguiu o trabalho – apesar de ter afirmado que não quer que ninguém continue a série após a sua morte. Albert Uderzo anunciou a sua aposentadoria no fim de setembro de 2010 com então 84 anos, após atingir a marca histórica de 350 milhões de unidades vendidas em todo o mundo e diversas línguas.
As primeiras publicações surgiram na revista Pilote, logo no primeiro número a 29 de outubro de 1959. O primeiro álbum Asterix o Gaulês, foi editado em 1961, a partir do qual, começaram a ser lançados anualmente.
Até aos dias de hoje foram lançados 34 álbuns, que venderam 350 milhões de exemplares em todo o mundo, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Astérix também inspirou 11 adaptações para o cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos e um parque temático.
Enredo: este é o prólogo de todas as edições dos livros de Astérix, o gaulês: "Estamos no ano 50 AC. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos ... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum ..."
Astérix reside com os seus amigos numa pequena aldeia gaulesa situada numa península na Armórica, a norte da antiga Gália. Para resistir ao domínio romano, os aldeões contam com a ajuda de uma poção mágica que lhes dá uma força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. A exceção é Obélix, que caiu dentro de um caldeirão cheio da poção quando ainda era um bebé, e daí adquiriu permanentemente a super-força.
Astérix, o herói gaulês e o melhor amigo de Obélix. O seu nome provém da palavra francesa asterisque (asterisco).
Obélix, o distribuidor de menires e o melhor amigo de Astérix. Adquiriu força sobre-humana permanente ao cair dentro de um caldeirão cheio de poção quando era um bebé. Adora o cachorrinho Idéiafix, o qual o acompanha nas suas aventuras com Astérix. Só pensa em duas coisas: comer javalis e bater nos romanos. O seu nome provém do francês obelisque (obelisco), relativo ao seu trabalho com menires.
Cache: uma cache na aldeia do Zambujeiro (Sítio dos Barros) no concelho de Cascais. Será que os Gauleses passaram por aqui? Em livro passaram certamente!... e nas nossas memórias também. Aqui fica a nossa homenagem aos criadores destas histórias imortais.
Neste local (ou 200 metros a Norte) pode tirar umas boas fotos do Convento da Peninha, bem no alto da Serra de Sintra. Desfrute da paisagem! O container tem tamanho small, mas o seu interior é micro e só tem logbook. Leve material de escrita.