Skip to content

Código 36 Mystery Cache

This cache has been archived.

ninigt: Chegou ao fim da viagem.....

Obrigado a todos que a visitaram

More
Hidden : 3/6/2013
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Na Bairrada, a actividade mineira atingiu um certo desenvolvimento na primeira metade do século XX, com a extracção de manganês. A zona mais rica do jazigo situava-se na protuberância de terreno localizada entre a Moita e Vila Nova de Monsarros.


Remonta a 1878 o primeiro sinal de interesse pela exploração económica do minério. Logo se desenrolou uma verdadeira “corrida” aos depósitos, surgindo diversos pedidos de registo da descoberta de jazigos.

Freixial e Choupiqueira foram as primeiras concessões.

Em 1885, já se produziram oficialmente 2678 toneladas métricas de manganês. Porém, num regime de exploração intensiva, em que predominava a chamada “lavra de rapina”. Destituída de conhecimento cientifico das potencialidades geológicas e tecnologicamente incipiente, o desenvolvimento da actividade mineira sempre esteve condicionado pela procura internacional – maior durante a II Guerra Mundial.

Após a II Grande Guerra, a procura caíu, mas, ganharia novo impulso com o projecto da Siderurgia Nacional, concretizado entre 1954 e 1961, já obedecendo a metodologias de extracção mais apropriadas.

Morais Cerveira, autor de um estudo técnico efectuado na época à jazida de manganês de Anadia, demonstrou que o minério produzido no concelho tinha grandes possibilidades de abastecer a Siderurgia.

Foram atribuídas 12 novas concessões, entre as quais as da Várzea de Monsarros e de Vila Nova 2, 3, 4 e 5. Entre 1957 e 1959, o Serviço de Fomento Mineiro procedeu ao reconhecimento geológico e à avaliação das potencialidades económicos da faixa entre a Moita e Vila Nova de Monsarros, de cerca de 1750 hectares.

Por se mostrar pouco compensatória e face à descoberta de novos jazigos noutros países, capazes de satisfazer as necessidades mundiais e a preços mais competitivos, a exploração foi sendo progressivamente abandonada.

São hoje escassos os vestígios da actividade de extracção de manganês e menos ainda de carvão e ferro, nas minas da Bairrada.

Foram atribuídas, ainda no século XIX, as concessões de Vale dos Calvos (1879), Mestras, Quintas, Salgueiral e Loisal (em 1884), que se juntaram a outras sete da zona do Luso. Todas viriam a ser abandonadas, volvidos menos de 50 anos.


FONTE: AQUA NATIVA Nº16 Junho 1999

A CACHE




O contentor final é de tamanho pequeno, com livro de registos e permite a troca de presentes. Levar material de escrita.


Sabendo da existência destes minérios na zona, em 1944 os alemães enviaram um espião para sabotar as entregas de Manganês bairradino aos britânicos.


Como nesse ano os nazis começaram a perder terreno face aos Aliados, esta missão secreta, a que deram o nome de "Código 36",não chegou ao fim.


Descobriu-se agora uma misteriosa mensagem e que se pensa ter pertencido ao espião alemão.



Para descobrires qual os planos dos nazis terás de decifrar este enigma para depois encontrar o mapa das minas:



Depois de resolveres o enigma é só trocar as letras pelos números:

N 40º 26,AHA W 008º 24,KKC

O objectivo é encontrar o mapa com as explorações mineiras nele assinaladas.

NOTA:Na realidade, a mais importante mina da zona (do Freixial), era controlada por técnicos alemães.

Additional Hints (No hints available.)