História
No início do século XIX, Ponta Delgada começou a mostrar um importante desenvolvimento urbano, surgindo a necessidade de se organizar um serviço de extinção de incêndios. Foi em 1839, sob a vereação camarária de Manuel Teixeira Soares que foram criados os primeiros três postos de socorro a incêndios, espalhados pelas três freguesias da cidade.
Volvidos alguns anos de funcionamento daquele serviço, em 5 de Agosto de 1879, o Presidente e um vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, reuniram com um grupo de cidadãos, tendo fundado a Associação dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.
Os sócios activos constituíam a companhia de trabalhos que se dividia em três secções, cuja articulação era garantida por regras de funcionamento hierárquico. No teatro das operações, toda a estrutura obedecia ao chefe da companhia de trabalhos que, por sua vez, devia obediência à voz do comando do inspector de incêndios.
Em 1902 é negociado um acordo de responsabilidade entre a Câmara Municipal e a Associação, dando-se a fusão dos dois corpos de bombeiros: os municipais e os voluntários.
A Associação Humanitária de Ponta Delgada, nesta sua existência de mais de cem anos, sediou-se em diversos locais da cidade. De 1881 a 1900 na Rua do Gaspar (hoje Rua Dr. Bruno Tavares Carreiro), passando para a Rua do Aljube nº. 16, até ao ano de 1912, data em que se mudou para a antiga Rua da Loiça nº. 43 (actual Rua Manuel da Ponte). A velha aspiração de um edifício novo concretizou-se a 14 de Dezembro de 1975, com a inauguração das instalações na Rua de São Joaquim, onde, actualmente funciona uma secção da PSP e o Banco Alimentar contra a Fome.
Com a criação da Região Autónoma dos Açores, verificou-se uma maior proximidade dos orgãos do poder às Associações de Bombeiros. O crescente desenvolvimento de Ponta Delgada e a reorganização dos serviços de saúde e protecção civil, tornaram as instalações de São Joaquim exíguas, pelo que, com a intervenção do Governo Regional dos Açores foi possível a construção da nova sede da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, numa zona mais ampla da cidade - São Gonçalo, inaugurada a 3 de Setembro de 2000.
CARGOS E CATEGORIAS
Corporação e equipas
Links úteis
Sobre a cache
A geocache foi desenhada especialmente para o local. Decidimos colocar esta cache como forma de homenagem aos Bombeiros Voluntarios de Ponta Delgada que todos os dias estao lá para nos ajudar.
Respeitem a cache mas principalmente o local.
A cache está bem à vista(nada de complicações) aproveitem! Entrem pelo lado como quem vai para a Piscina dos Bombeiros(entrada junto a um stand de automóveis).Leiam a página e HONREM os bombeiros com os vossos "logs!!!!